ÚLTIMOS

Últimos dias para inscrições no maior edital da história da TV pública


Faltam apenas 10 dias para o encerramento das inscrições da chamada pública Seleção TV Brasil, destinada à produção de obras audiovisuais por produtoras nacionais. A iniciativa, voltada à TV pública em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, representa o maior investimento da história no campo público: um valor recorde de R$ 110 milhões para a contratação de, no mínimo, 35 produções independentes de conteúdo audiovisual brasileiro.

As produtoras interessadas podem se inscrever em diferentes linhas temáticas: infantil, infantojuvenil, natureza e meio ambiente, futebol feminino, sociedade e cultura, produção e finalização de longas-metragens, e produção de novela. Cada linha contempla formatos diversos — unitários ou seriados — com quantidades de episódios e durações variadas.

Diversidade regional

O edital está estruturado com cotas regionais, a fim de garantir a diversidade das obras selecionadas, produzidas e posteriormente exibidas na programação da emissora pública. Entre as produções contratadas para a TV Brasil e a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), ao menos 40% deverão ser propostas por produtoras sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, e pelo menos 20% por produtoras da região Sul ou dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, o edital é fundamental para uma TV com a cara do Brasil. “A gente vai fortalecer o setor audiovisual por meio de uma política regional. E a TV Brasil será a janela dessa produção toda. Estamos muito felizes em lançar essa política pública, que é uma política pública estruturante e uma decisão de governo que fortalece a TV Brasil, a Ancine e a política do audiovisual brasileiro”, destacou Lima.

Processo seletivo

O edital completo está disponível no endereço selecao.tvbrasil.ebc.com.br. As produtoras interessadas terão até 5 de maio para se inscrever pelo site. O processo seletivo se dará em três etapas subsequentes e eliminatórias: habilitação (checagem da documentação e do material enviados); avaliação preliminar (soma das notas atribuídas aos projetos); e avaliação final de investimento (sessão de pitching com os projetos finalistas de cada linha, avaliados pela comissão de seleção). Saiba mais acessando a íntegra do edital.

Nenhum comentário