ÚLTIMOS

Tradição, resistência e identidade marcam o passeio por Vila Formosa no 'Paulistar' deste sábado

Foto: Globo/Divulgação

O segundo episódio do Paulistar mergulha neste sábado no coração da zona leste de São Paulo e acompanha o rapper e pastor Cacau Silveira, de 51 anos, em um passeio cheio de histórias, encontros e homenagens no bairro onde reconstruiu sua vida: a Vila Formosa. Depois de participar do programa de estreia, no Capão Redondo, Cacau convidou a apresentadora Valéria Almeida para conhecer a região que o acolheu. A jornada começa com um bate-papo dentro do ônibus, no Terminal Vila Carrão, com passageiros que voltam para casa, até chegar à movimentada Praça Sampaio Vidal – símbolo de um distrito que ostenta o título de ter o maior número de praças em São Paulo.

Pela vizinhança, a caminho de uma pastelaria tocada há 50 anos por uma família de origem japonesa, Valéria encontra aposentados em uma animada roda de tranca e se diverte com eles. A rota continua até a Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração, um ícone do bairro erguido em 1945, com estilo gótico e um conjunto impressionante de sinos. A visita segue até o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, um dos maiores parques da cidade, idealizado pelo lendário jogador de futebol Leônidas da Silva, o Diamante Negro. Pelo caminho, uma São Paulo de pluralidades: esfihas, estátua renascentista e um evento medieval com batalhas de espadas e música da Idade Média.

No parque, Cacau se junta à esposa e à filha e compartilha sua trajetória: da saída forçada da zona sul por conta da violência até o reencontro com a fé. Hoje, ele também dedica seu tempo a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade emocional e social dentro da própria casa. Uma surpresa pra lá de especial, assinada por artistas locais, torna o encontro ainda mais emocionante.

O passeio termina no Centro Cultural da Vila Formosa, com uma batalha de rimas emocionante. “Paulistar é sobre isso: sair por aí, descobrir São Paulo com quem vive nela e mostrar a beleza onde muitos só veem rotina", comenta Valéria.

Com direção de Patrícia Carvalho, produção de Nathalia Pinha e direção de gênero de Mariano Boni, o Paulistar vai ao ar aos sábados, logo após a novela História de Amor.

Nenhum comentário