Série A Reconstrução mostra como está o Rio Grande do Sul um ano após as enchentes que devastaram o estado
Foto: Divulgação/RECORD
Há quase um ano, em maio de 2024, o Rio Grande do Sul vivia uma das piores tragédias de sua história, atingido por um dos maiores desastres climáticos dos últimos tempos no Brasil. Chuvas desproporcionais provocaram enchentes que devastaram o estado, afetaram dois milhões e 300 mil moradores e provocaram a morte de quase 200 pessoas.
Agora, um ano depois, a série documental "A Reconstrução", produção original que estreia no PlayPlus nesta quinta-feira (24/04), conta histórias das vítimas das chuvas e mostra como o Rio Grande do Sul se recupera do desastre. De retomadas emocionantes a recomeços dolorosos, toda a trajetória de luta de um povo que perdeu vidas, casas e negócios, mas se apoiou na esperança para se reorganizar, se unir e resistir.
A série em três episódios, revisita locais que ficaram por dias embaixo da água, e ouve o testemunho de pessoas que tiveram suas vidas profundamente afetadas e ainda tentam se reerguer.
“Toda vez que passava barco, a gente mostrava as crianças, gritava. No dia em que fomos resgatados, nosso barco virou”, relembra, ainda com angústia, Gabrielli Silva, que, além de sofrer com a casa inundada, ainda viveu a pior dor de sua vida. A filha de Gabrielli, uma bebê de seis meses, desapareceu no meio da enchente e só foi encontrada oito dias depois, sem vida.
Já Pyetro, de 12 anos, ficou três dias e duas noites pendurado em uma árvore esperando resgate. “O vô pediu socorro e escutaram a gente, lá do outro lado”, diz o garotinho, que mostra uma maturidade ímpar para sua idade.
“A tragédia da enchente foi a pior. Quando você resiste, esse sentimento é de vitória”, conta Adriana Kauer, outra sobrevivente do desastre.
A produção também mostra como está hoje o cavalo Caramelo, que ficou famoso e querido em todo o país após passar dias sobre o telhado de uma casa para se livrar das águas. O animal se transformou em um símbolo de resistência e resiliência da tragédia.
A série "A Reconstrução" conta com o trabalho de repórteres que estiveram na cobertura jornalística das chuvas, há um ano: Jairo Bastos, Guilherme Mendes e Romeu Piccoli, além dos repórteres cinematográficos Gilson Fredy, Leopoldo Moraes e Mário Falcón. Eles revisitam regiões que, por semanas, tornaram-se familiares aos brasileiros, como o Vale do Taquari, Canoas e Sarandi. Lá, reencontram personagens marcantes de um momento que todos desejam que fique cada vez mais no passado.
Nenhum comentário