“SBT Agro” mostra clonagem de araucária de 700 anos e visita criadouro de lhamas e alpacas
(Divulgação/SBT)
O “SBT Agro” deste domingo (06) mostra um feito inédito da ciência brasileira: pesquisadores da Embrapa Florestas conseguiram clonar uma araucária de 700 anos. A árvore, que tinha 42 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares, caiu durante um temporal em 2023. Depois da queda, foram colhidos ramos da Araucária para a clonagem e, por meio de uma técnica de enxertia, foram produzidas quatro mudas, que são geneticamente idênticas à planta mãe. As mudas acabam de ser plantadas e uma delas está no mesmo local onde a araucária centenária ficava.
A atração mostra ainda como é a criação de dois animais bem diferentes, mas têm feito sucesso como bichos de estimação: as lhamas e alpacas. Uma família da grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, começou a criação há pouco tempo e já tem filhotes das duas espécies. Os animais são de fácil manejo e, apesar de virem das regiões mais frias da América do Sul, eles se adaptaram bem ao clima mais quente do Brasil. Dóceis e muito curiosos, eles tem atraído a atenção de quem procura um animal de estimação diferente.
O público também vai ouvir a opinião de especialistas a respeito de novos produtos que tentam imitar o sabor do café, mas que não são feitos com o grão. Com a alta no preço do produto original, surgiram embalagens que imitam marcas tradicionais, mas cuja composição é bem diferente. Eles têm milho, cevada, trigo entre outros ingredientes misturados a aromatizantes que imitam o cheiro do café. A reportagem do programa entrevista especialistas em cafeicultura e nutrição para saber quais os problemas que o consumo destes produtos podem trazer para a saúde das pessoas.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.
Nenhum comentário