ÚLTIMOS

Quarta temporada do programa Desafio nas Escolas estreia dia 21 de abril no Canal Futura e Globoplay com experiências transformadoras em colégios da rede pública do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A série Desafio nas Escolas estreia sua quarta temporada no dia 21 de abril. Ao todo, são quatro episódios inéditos lançados semanalmente às segundas-feiras, às 21h30, no Canal Futura, disponíveis também no Globoplay, com exibição nacional. A série com produção da Araucária Agência Cultural, de Miguel Colker, e coprodução do Canal Futura, acompanha estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública do Rio de Janeiro em desafios criativos que extrapolam os limites da sala de aula.

A cada episódio, uma escola é desafiada a desenvolver projetos ligados à cultura, inovação, sustentabilidade, saúde e mercado de trabalho, com apoio de mentores e especialistas. “Ao longo das temporadas, temos acompanhado histórias que revelam talentos, sonhos e soluções para problemas reais. A série reforça nosso compromisso em valorizar projetos que ampliem o olhar sobre o papel da escola na formação cidadã coletiva”, conta Miguel Colker, sócio-diretor da Araucária. Participam desta temporada:

  • Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas, no Caju (1º episódio): os estudantes do Ensino Fundamental I utilizam o teatro como ferramenta de expressão e criatividade, criando uma apresentação inédita que será levada ao palco do 14º FESTU — um dos maiores festivais de teatro do país.
  • Colégio Estadual José Leite Lopes – NAVE, no Andaraí (2º episódio): referência em inovação e tecnologia educacional, a escola vai promover um desafio de empreendedorismo no qual os alunos devem apresentar projetos autorais em um pitching profissional. A atividade conta com mentoria de Pietro Occiuzzi e Anderson Morais, da Agenda Edu by Bemobi, além de avaliação por uma banca de especialistas do mercado.
  • Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz (3º episódio): a escola vai ampliar o alcance do Ab.Ecos, projeto criado por professoras e alunas para a confecção de absorventes reutilizáveis. Conectando sustentabilidade e saúde da mulher, a iniciativa ganha destaque na série por abordar pela primeira vez essa temática tão urgente. Os projetos abordam questões sociais, ambientais e protagonismo estudantil.
  • Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana (4º episódio): com base na experiência prática dos alunos do curso técnico em hospedagem, a escola realiza uma Feira Acadêmica voltada ao autoconhecimento e à orientação profissional. A atividade conta com uma visita técnica ao Hotel Hilton, parceiro do projeto, onde os estudantes conheceram a estrutura do hotel e participaram de um bate-papo com o Gerente Geral, Cedric Nubul, que compartilhou sua trajetória inspiradora — do atendimento à liderança.

Um dos destaques deste ano é Luizinho Meses, ex-aluno participante da segunda temporada do Desafio nas Escolas, que agora retorna como apresentador da série. Com mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais, Luizinho se conecta com o público por meio de histórias do cotidiano, e sua presença representa a potência do desenvolvimento estudantil promovido pelo projeto — uma trajetória que começa na escola e ganha novas dimensões a partir das oportunidades que a educação oferece.

“Colocar o Luizinho como apresentador foi uma escolha muito feliz. Queríamos uma pessoa com quem os estudantes das escolas se identificassem e se envolvessem nas atividades”, explica Paulo Dary, diretor do projeto Desafio nas Escolas, que também coordena a produção dos projetos da Araucária Agência Cultural. Em cada instituição de ensino, a comunidade local também se beneficia das ações desenvolvidas pelos alunos, seja através de atividades abertas ao público ou do fomento a discussões entre as famílias.

"É com grande entusiasmo que trazemos para a tela do Canal Futura o protagonismo transformador de jovens estudantes da rede pública. A série destaca iniciativas inspiradoras, criativas e comprometidas com a construção de uma educação mais participativa. Esperamos que essas histórias motivem outros jovens a se reconhecerem como agentes de mudança em seus próprios contextos escolares”, comemora Mariana Seivalos, supervisora do Canal Futura.

Com produção da Araucária Agência Cultural, coprodução do Canal Futura e realização da PDC Produções, a série é apresentada pela Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura. O projeto também conta com patrocínio da Mosaico, Dataprev, Multiterminais, Grupo OLX, BTG Pactual, Bemobi, Agenda Edu by Bemobi e Hilton Copacabana. São apoiadores a SIS Swiss International School, Domingues e Pinho Contadores, Parceiros da Educação, Itabus e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

“Ao apoiar essa iniciativa, a Multiterminais reforça seu compromisso com o desenvolvimento de ações que promovem uma educação pública de qualidade. Acreditamos que a educação é um pilar essencial da sustentabilidade, e iniciativas como essa geram transformação real no ambiente educativo, incentivando os jovens a criarem soluções que impactam positivamente o espaço escolar e o futuro coletivo”, compartilha Luiz Henrique Carneiro, Diretor-presidente da Multiterminais Logística Integrada.

“Fazer parte desse projeto que estimula jovens talentos a explorarem a tecnologia, a sustentabilidade e a criatividade está totalmente alinhado com o nosso propósito. Aqui no Grupo OLX, atuamos no presente de olho no futuro e aprendemos todos os dias. É inspirador ver ideias nascendo tão cedo e saber que estamos contribuindo para formar uma geração mais consciente, inovadora e preparada para os desafios do amanhã”, diz Sanny Manhães, Gerente de Marca e Comunicação do Grupo OLX.

“Esse projeto é muito especial, porque os ensinos fundamental e médio são a base para um futuro extraordinário na vida de qualquer jovem. E nós, como grupo de educação superior, sabemos bem disso. Para o Instituto Yduqs, é fundamental contribuir com iniciativas como essa, que aproximam os jovens do universo acadêmico e do mercado de trabalho. Com o apoio dos docentes da Estácio, de estudantes e de ferramentas como o nosso teste vocacional do Enem Action, ajudamos esses alunos a fazerem escolhas mais conscientes sobre o seu futuro. A parceria com o programa Desafio nas Escolas, e especialmente com o Colégio Estadual Infante Dom Henrique e a agência Araucária, reforça nosso compromisso com uma educação transformadora desde o início da jornada estudantil.” — Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Ao valorizar a educação pública por meio de experiências criativas e de impacto, Desafio nas Escolas se reinventa a cada temporada com o objetivo de subverter a narrativa de que o ensino público é limitado. A série é uma forma de mostrar que aprender também pode ser um ato de transformação coletiva.

Nenhum comentário