ÚLTIMOS

Os poderes e benefícios da amizade no 'Globo Repórter'

Foto: Globo/Divulgação

Juntos nos altos e baixos, se apoiando e torcendo um pelo outro. Uma amizade verdadeira pode surgir já na primeira idade, na adolescência ou em qualquer momento da vida. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 11, mostra que ter ao lado pessoas que se aceitam como são, se amam e se acolhem nas diversas fases tem resultados positivos na saíde física, mental e ajuda, inclusive, no aprendizado. As reportagens de Bianka Carvalho e André Junqueira mostram os poderes e benefícios da construção dessa relação.

Foi na primeira edição do Big Brother Brasil, em 2002, que Vanessa Pascale e Andre Gabeh se conheceram e nunca mais se largaram. No Rio de Janeiro, a repórter Bianka Carvalho encontra a dupla, que terminou em segundo e terceiro lugar no BBB1, revela como se deu essa conexão que une os dois e suas respectivas famílias até hoje. “É um amor de verdade”, diz Vanessa.

Unidos pela música ainda adolescentes, o cantor João Gomes e os amigos Pedro Porto e Jeovanny Gabriel criaram uma sintonia única e especial. Pedro e João estudaram juntos na mesma escola em Petrolina, município de Pernambuco. Já Giovani tocava sanfona e se encantou com a voz de João Gomes ao ver vídeos dele na internet. Eles descobriram que moravam perto e combinaram de se encontrar. Hoje são parceiros de trabalho, padrinhos dos filhos e se veem como irmãos. “Hoje o meu maior objetivo é permanecer assim, velhinhos, vendo nossos filhos crescendo juntos e revivendo essas boas lembranças”, conta João Gomes.

No Recife, Bianka Carvalho conhece um grupo de amigas formado nos vagões do metrô da região metropolitana. Há oito anos, elas criaram um grupo e hoje são “as amigas do metrô”, que compartilham a rotina, as intimidades e a vida. Na zona norte da cidade, em uma praça, outro grupo formou o “café dos fofoqueiros” que reúne taxistas, empregadas domésticas, porteiros e zeladores em encontros diários, que trocam até mesmo indicações de emprego.

O programa revela também os poderes da amizade para a saúde. De acordo com o Dr Fábio Fernandes, do Instituto do Coração de São Paulo, a amizade reduz em 50% o risco de doenças cardiovasculares, causa diminuição dos níveis do cortisol, diminuição dos níveis de adrenalina, entre outros benefícios. Já o indivíduo que vive solitário corre maior risco de depressão, tabagismo e alcoolismo.

Em uma escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, a professora Vilma Soares criou uma dinâmica para aproximar os alunos e combater o bullying, a ansiedade e a depressão entre os jovens. Premiada, ela levou o projeto “Laços entre nós” que promove a reflexão sobre a cultura de paz, do elogio e do carinho entre os alunos. “Amizade se ensina e se aprende seja na escola, na família ou na sociedade. Quando há afetividade a aprendizagem é mais consolidada e além de fortalecer os laços de convivência, ela é importante para se aprender a respeitar as diferenças”, garante a professora.

Qual o caminho e quanto tempo leva para que uma amizade aconteça? Na Universidade Federal de Minas Gerais, o repórter André Junqueira conhece um programa de estudos que estimula a amizade entre os alunos que vem de outros lugares do país ou de fora dele. O projeto de apadrinhamento cria conexões entre pessoas que talvez nunca se encontrariam na vida. No programa, Bianka conhece a história de uma aluna canadense e uma sergipana que se conheceram na faculdade e construíram, em pouco tempo, uma grande amizade.

Essas e outras histórias de amizade serão contadas no ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 11/04, logo após o BBB25.

Nenhum comentário