Novidades nas estruturas do Entretenimento e do Jornalismo da Globo
A Globo anunciou hoje novidades na estrutura dos Estúdios Globo. A direção do Gênero Humor vai ser reforçada com projetos infanto-juvenis. Com isso, a diretora Patrícia Pedrosa passará a ser responsável também pelo desenvolvimento de novos conteúdos neste território para as plataformas Globo.
Ao time dos Estúdios Globo vai se juntar Claudio Marques, até então editor-chefe do Jornal Hoje. Marques ficará à frente do Gênero Variedades, respondendo por programas como “Mais Você”, “Encontro”, “É de Casa” e “Conversa com Bial”, antes liderados por Mariano Boni, que se despede da Globo ao encerrar um ciclo de 34 anos na empresa.
Para o comando do Jornal Hoje, no lugar de Cláudio Marques, foi convidado Fernando Rinco, que já atuava como editor-chefe adjunto do mesmo telejornal.
Abaixo os comunicados internos distribuídos hoje por Amauri Soares, diretor-executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo, e Ricardo Villela, diretor-geral de Jornalismo da Globo, informando as mudanças:
Companheiros dos Estúdios Globo,
Compartilho duas novidades nos Gêneros de Conteúdo.
Primeira novidade: para atender demandas da TV Globo, do Globoplay e dos Canais Pagos, passaremos a desenvolver conteúdos originais também no território Infanto-Juvenil. Projetos de dramaturgia, variedades, música e games farão parte do novo portfólio, que ficará sob a gestão de PATRÍCIA PEDROSA e seu time.
Assim, o GÊNERO HUMOR passará a ser GÊNERO HUMOR E INFANTOJUVENIL.
Desde já, estão todos convidados a participar de mais esta frente de criação e produção de conteúdos originais dos Estúdios Globo.
A segunda novidade é a mudança na diretoria do GÊNERO VARIEDADES.
Após 34 anos, MARIANO BONI está deixando a Globo. Foi uma decisão planejada e tomada em comum acordo.
Mariano entrou na Globo em 1991 e, em seus primeiros 10 anos na casa, trabalhou como produtor e editor do Fantástico.
Depois, Mariano foi editor-executivo do Jornal Nacional e editor-chefe do Jornal da Globo; chefe de redação da Globo em São Paulo; diretor regional de Jornalismo em Brasília; e diretor-executivo de Jornalismo.
Em 2018, Mariano se transferiu para os Estúdios Globo e assumiu a direção do Gênero Variedades, que ocupou até hoje.
Em todos estes anos, Mariano comandou muitas das mais importantes coberturas e transmissões do país, além de todos os programas da faixa da manhã da TV Globo. Por isso, Mariano tem todo nosso reconhecimento, agradecimento e torcida para os novos projetos autorais que pretende desenvolver.
O substituto de Mariano é CLÁUDIO MARQUES.
Também vindo do Jornalismo, Cláudio Marques tem 33 anos de Globo, sendo 9 em Afiliadas (São Luís e São José dos Campos) e 24 na Rede.
Nos últimos 6 anos, Cláudio foi o editor-chefe do Jornal Hoje.
Antes, foi editor-chefe do SPTV e editor-executivo do Jornal da Globo.
Nascido em Brasília, Cláudio viveu 20 anos no Maranhão antes de se transferir para São Paulo, onde vive.
A partir de agora ele terá a missão de gerir nosso portfólio de programas de atualidade e talk shows. O Gênero de Variedades mantém diálogo próximo e permanente com o Jornalismo da Globo. A longa experiência de Claúdio, tanto com o noticiário local como o nacional, será muito importante para fazer evoluir nossos programas.
Faço aqui um agradecimento ao meu colega Ricardo Villela, diretor-geral de Jornalismo da Globo, por ter apoiado a transferência do Cláudio para os Estúdios Globo.
Para o Mariano, como já disse, desejo todo o sucesso do mundo nos novos projetos.
À Patricia e ao Cláudio, desejo sucesso nos novos desafios. E reforço que podem contar com o apoio de todos nós.
Abraço,
Amauri Soares
Amauri Soares
>>>
Amigos,
Trago novidades no comando do Jornal Hoje. Nosso colega Claudio Marques está se transferindo para os Estúdios Globo.
A convite do diretor-geral dos Estúdios Globo, Amauri Soares, Claudio vai assumir a diretoria do Gênero Variedades e terá sob sua supervisão programas como Encontro com Patrícia Poeta, Mais Você, É de Casa e Conversa com Bial. É um orgulho para nós do jornalismo que um de nossos mais experientes executivos, com 33 anos de Globo, assuma programas tão importantes para a grade da TV Globo.
Como bom gestor que é, Claudio deixa no JH a casa arrumada, com um sucessor pronto: Fernando Rinco, até hoje seu braço-direito.
Rinco é paulistano, jornalista formado pela PUC de São Paulo. Depois de uma breve passagem pelo jornalismo local de São Paulo, em 2008, foi estudar gestão de televisão, na Espanha.
Voltou ao Brasil em 2010 como editor de internacional no Jornal da Globo. Cobriu o tsunami no Japão, o terremoto no Haiti, a saga dos mineiros no Chile e o conclave que escolheu o Papa Francisco, em 2013.
Da cobertura internacional passou para a política. Coordenou as entrevistas com os presidenciáveis para o Jornal da Globo, na campanha de 2018.
No ano seguinte, foi promovido a editor-chefe adjunto do JG, onde ficou até 2023, quando passou a ocupar o mesmo cargo no JH.
Rinco também é roteirista da série documental Boate Kiss – A tragédia de Santa Maria, um dos mais bem sucedidos documentários produzidos pelo jornalismo para o Globoplay.
Para ajudá-lo no comando do Jornal Hoje, Rinco convidou Heitor Lannes, da Globonews.
Heitor entrou na Globo há 15 anos na editoria Rio como estagiário. Depois, foi produtor, editor até se tornar editor-executivo do Bom dia Rio. Transferido para a Globonews, participou ativamente do lançamento do Mais, telejornal das 16 horas de que Heitor foi o editor-chefe pelos últimos 5 anos.
Ao Claudio, ao Fernando e ao Heitor, muito sucesso e todo nosso apoio, sempre.
Abraços
Villela
Villela
Nenhum comentário