Nova abertura do ‘Fantástico’ reverencia o passado com olhar para o futuro
Foto: Globo/Estevam Avellar |
Há pouco mais de cinco décadas no ar, o 'Fantástico' conta histórias aos brasileiros, investiga, traz revelações exclusivas, aprofunda tudo de mais relevante que aconteceu no Brasil e no mundo durante a semana, informa com as últimas descobertas da ciência e encanta com as viagens e os musicais. Diverte e emociona. A magia do 'Show da Vida' é também reconhecida por aberturas icônicas do programa, que fazem parte da memória dos brasileiros. Do big bang aos quatro elementos da natureza, da coreografia do balé ao olhar hipnotizante da mulher saindo da água, nascendo com toda sua potência. Essa mistura estará presente na nova abertura do programa, que reverencia o passado, atualiza, ressignifica e olha para o futuro. A estreia acontece no dia 27 de abril, durante a maratona pelos 60 anos da TV Globo. Produzida pela área de Marca & Comunicação da Globo, a nova abertura foi gravada no estúdio virtual dos Estúdios Globo. A trilha sonora, tão íntima e significativa aos brasileiros, ganha uma nova versão, gravada por uma orquestra com 23 elementos de corda diferentes. A coreógrafa Priscilla Mota, responsável pelo balé, acumula experiência em grandes eventos como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Carnaval do Rio de Janeiro. “No ano em que comemoramos os 100 anos de Globo e os 60 de TV Globo, essa nova abertura é uma grande homenagem, uma celebração da história e do legado do Fantástico, que nos trouxe até aqui e que segue nos levando além. Revisitamos, atualizamos e ressignificamos as referências das aberturas mais icônicas do programa para chegar nesta versão, que une o passado e o futuro no hoje”, explica Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo. A nova abertura marca o retorno de Isadora. Não a Ribeiro, reconhecida pela versão de 1987. Desta vez, a escolhida é a atriz Isadora Cruz, paraibana de João Pessoa, que atualmente está no ar na novela 'Volta Por Cima'. Em referência ao icônico vídeo da década de 1980, desta vez ela sai da água com o objetivo de representar o nascimento, iluminar a potência feminina e a reconstrução do mundo a partir dela. “É um presente poder representar isso e mostrar um olhar para o futuro, fazendo uma releitura para o que está por vir. O futuro do olhar da sociedade para a mulher, para a beleza, que vai além da imagem, do corpo, e enaltece o poder feminino dando origem à vida a partir da mulher. A saída da água tem esse simbolismo, representa o renascimento”, ressalta Isadora Cruz. Outros elementos também estarão presentes. A terra será representada em um ambiente desértico, um cânion, com céu azul, no qual bailarinos e atletas de parkour interagem com a passagem pelas pedras. No ar, a leveza do vento batendo nas areias das dunas, com dançarinas levadas pela força da natureza, já com as nuvens no céu compondo o cenário de um lindo pôr do sol, que abre a passagem para o fogo. Com cores mais vibrantes, como o vermelho e o laranja, e um chão incandescente de um vulcão, onde um bailarino corre com toda sua plasticidade e elegância. “Uma abertura do Fantástico precisa traduzir em imagens a ambição e a ousadia do programa, que nasceu em 1973 como o ‘Show da Vida’. Começou com dança. Mais tarde, Hans Donner trouxe a tecnologia, os efeitos especiais, a proposta futurista, e a linguagem dos quatro elementos: fogo, água, terra e ar. A nova versão honra esse legado e vai adiante, com os recursos mais avançados dos Estúdios Globo. O público vai ver paisagens surreais, saltos impossíveis, e vai sentir a força da natureza, em cenas de alto impacto. Estou muito feliz com o resultado”, declara Bruno Bernardes, diretor do Fantástico. A nova abertura do 'Fantástico' estreia neste domingo, dia 27 de abril, logo após o 'Domingão com Huck'. FICHA TÉCNICA: Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão Diretor de Criação: Ricardo Moyano Gerente Sr de Criação: Victor Seabra Criação: Lara Miranda, Thais Esmeraldo Diretora de Marketing e Atendimento: Mariana Novaes Gerente Sr de Atendimento: Suzana Prista Coordenadora de Atendimento: Camila Carvalho Atendimento: Tatiana Fernandes Gerente de Produção: Ricardo Leo Coordenadora de Produção: Gabriela Bonn Produção: Fernanda Deway Direção Artística: Denis Cisma Direção de Fotografia: William Etchebehere Assistente de Direção: Alice Gomez Produção Musical: Rafael Langoni Estúdios Globo Produtora Executiva: Valesca Dindi Hojahutor Produtor: Valéria Amaral P3: Tatiana Schwob Produtora Set: Catarina Rangel Produtores Assistentes: Fabiano Leandro e Regis Spinto 2nd AD: Soraya Augusta Produtora Execução: Danielle Andraos Cenografia: Larissa Marreco Cenografia: Larissa Marreco, Flávia Rosas Stylist: Carlos Esser Figurinista Assistente: Rafael Ourives, Lu Machado, Saulo Piton Figurinistas auxiliares: Nice Guerreiro, Leila Maria, Floriano Abreu, Andrea Carla Barbosa Caracterização: Leo Almeida Caracterizadores Assistente: Fernanda Loge, Regina Campos, Anderson Calixto, Mario Campioli, Gui Messner, Alan Carneiro Caracterização Isadora Cruz: Dindi Hojah Prod. de Efeitos Especiais: Enio Castro, Julio Cesar Lopes, Bianca Paulino, Dogival Rodrigues, Milena Rocha Direção de movimentos e coreografias: Priscilla Mota e Rodrigo Negri Bailarinos: Rodolfo Saraiva, Lindemberg Mallí, Bárbara Mesquita, Vance Poubel, Júlia Rodrigues, Fernanda Lima, Glayson Mendes, Débora Polistchuck, Alex Pitt, Larissa Roston Participação Especial: Isadora Cruz Produção de Tecnologia Gerente Tecnologia Dramaturgia: Felipe Correia Produtor Tecnologia III: Renato Lopes Produtor Tecnologia II: Luiz Felipe Oliveira Analista de Planejamento e Controle: Rafaela Medeiros Gerente de Plataforma de Produção: Fabiano Valim Equipe Sistemas Estúdio e UPP Coordenador Plataforma de Produção: Marcelo Cardoso Coordenador Plataforma de Produção: Vinicius Daniel Analista Plataforma Produção: Romulo Ventura Técnicos de Sistemas: Thiago Procopio, Andre Correa, Harry Paixão Técnicos de Captação de Som: Paulo Vasconcelos, Thiago Riveiro Assistente Operações Audiovisuais (Câmera): Rossana Nods Foquista: Pablo Romilho Grua Telescópica (Empresa Nextmove) Operador Grua Telescópica: Paulo Santos Maquinária Estúdio Assistentes Operações Audiovisuais (Maquinaria): Anderson Nogueira, Rodrigo dos Anjos, Renan Ralha, Vando de Melo Silva Iluminação Estúdio Gaffer: Leandro Ramos Assistente Operações Audiovisuais (Iluminação): Marcos Derzi Iluminação Estúdio (Empresa Ale) Gaffer: Jorge Sena Nascimento Assistentes Operações Audiovisuais (Iluminação): Felipe de Oliveira Dantas Barbeito, Fabricio Santos Grua Robô MIlo Analista Plataforma Produção (Maquinaria): Lincoln Vital Assistentes Operações Audiovisuais (Maquinaria): Agatha Miranda da Silva, Renata Rodrigues Martins Da Silva Equipe de Maquinária Externa Assistentes Operações Audiovisuais (Maquinaria): Yannick Soares dos Santos, Richard dos Santos Oliveira, Gabriel Souza Cerqueira, Heraldo José Henrique Equipe de Iluminação Externa (Empresa Naymove) Gaffer: Paulinho Luz Assistentes Operações Audiovisuais (Iluminação): Leandro Foguinho, Iago Gomes, Francisco Vitor dos Santos Silva Pós-produção Gerente de Pós-produção: Renan Porto Coordenador de Pós-produção: Priscila Queiroz Coordenador de Pós-produção: Alexandre Liberato Produtor de Finalização: Daiane Camara Editor de Mídias Audiovisuais: Paulo Vitor Editor Colorista: Claudia Daher Gerentes de Design: Andrei Jiro e José Almeida Jr. Coordenadores de Design: Valerycka Rizzo, Rudá Pim, Paula Souto e Vinícius Franco Produtores de Design: Renan de Moraes e Pedro Figueira Especialista de Design: Renato Rodrigues Designers: Raphael Candela, Andre Bremer, Cesar Jacottet, Emerson Pinheiro, Omar Muro, Gustavo Duval Colorista: Ely Silva, Gustavo Mendes Equipe Making of Criação: Adriane Rodrigues Edição: Raissa Cruz Coord. de Produção: Guilherme Pierri Produção: Camila Xavier, Mariana Correa Filmaker: Carlos Alves Som direto: Pedro Farias |
Nenhum comentário