ÚLTIMOS

Nova abertura do ‘Fantástico’ reverencia o passado com olhar para o futuro

Foto: Globo/Estevam Avellar

Há pouco mais de cinco décadas no ar, o 'Fantástico' conta histórias aos brasileiros, investiga, traz revelações exclusivas, aprofunda tudo de mais relevante que aconteceu no Brasil e no mundo durante a semana, informa com as últimas descobertas da ciência e encanta com as viagens e os musicais. Diverte e emociona. A magia do 'Show da Vida' é também reconhecida por aberturas icônicas do programa, que fazem parte da memória dos brasileiros. Do big bang aos quatro elementos da natureza, da coreografia do balé ao olhar hipnotizante da mulher saindo da água, nascendo com toda sua potência. Essa mistura estará presente na nova abertura do programa, que reverencia o passado, atualiza, ressignifica e olha para o futuro. A estreia acontece no dia 27 de abril, durante a maratona pelos 60 anos da TV Globo.

Produzida pela área de Marca & Comunicação da Globo, a nova abertura foi gravada no estúdio virtual dos Estúdios Globo. A trilha sonora, tão íntima e significativa aos brasileiros, ganha uma nova versão, gravada por uma orquestra com 23 elementos de corda diferentes. A coreógrafa Priscilla Mota, responsável pelo balé, acumula experiência em grandes eventos como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Carnaval do Rio de Janeiro.

“No ano em que comemoramos os 100 anos de Globo e os 60 de TV Globo, essa nova abertura é uma grande homenagem, uma celebração da história e do legado do Fantástico, que nos trouxe até aqui e que segue nos levando além. Revisitamos, atualizamos e ressignificamos as referências das aberturas mais icônicas do programa para chegar nesta versão, que une o passado e o futuro no hoje”, explica Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

A nova abertura marca o retorno de Isadora. Não a Ribeiro, reconhecida pela versão de 1987. Desta vez, a escolhida é a atriz Isadora Cruz, paraibana de João Pessoa, que atualmente está no ar na novela 'Volta Por Cima'. Em referência ao icônico vídeo da década de 1980, desta vez ela sai da água com o objetivo de representar o nascimento, iluminar a potência feminina e a reconstrução do mundo a partir dela. “É um presente poder representar isso e mostrar um olhar para o futuro, fazendo uma releitura para o que está por vir. O futuro do olhar da sociedade para a mulher, para a beleza, que vai além da imagem, do corpo, e enaltece o poder feminino dando origem à vida a partir da mulher. A saída da água tem esse simbolismo, representa o renascimento”, ressalta Isadora Cruz.

Outros elementos também estarão presentes. A terra será representada em um ambiente desértico, um cânion, com céu azul, no qual bailarinos e atletas de parkour interagem com a passagem pelas pedras. No ar, a leveza do vento batendo nas areias das dunas, com dançarinas levadas pela força da natureza, já com as nuvens no céu compondo o cenário de um lindo pôr do sol, que abre a passagem para o fogo. Com cores mais vibrantes, como o vermelho e o laranja, e um chão incandescente de um vulcão, onde um bailarino corre com toda sua plasticidade e elegância.

“Uma abertura do Fantástico precisa traduzir em imagens a ambição e a ousadia do programa, que nasceu em 1973 como o ‘Show da Vida’. Começou com dança. Mais tarde, Hans Donner trouxe a tecnologia, os efeitos especiais, a proposta futurista, e a linguagem dos quatro elementos: fogo, água, terra e ar. A nova versão honra esse legado e vai adiante, com os recursos mais avançados dos Estúdios Globo. O público vai ver paisagens surreais, saltos impossíveis, e vai sentir a força da natureza, em cenas de alto impacto. Estou muito feliz com o resultado”, declara Bruno Bernardes, diretor do Fantástico.

A nova abertura do 'Fantástico' estreia neste domingo, dia 27 de abril, logo após o 'Domingão com Huck'.

FICHA TÉCNICA:
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Diretor de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sr de Criação: Victor Seabra
Criação: Lara Miranda, Thais Esmeraldo
Diretora de Marketing e Atendimento: Mariana Novaes
Gerente Sr de Atendimento: Suzana Prista 
Coordenadora de Atendimento: Camila Carvalho
Atendimento: Tatiana Fernandes
Gerente de Produção: Ricardo Leo
Coordenadora de Produção: Gabriela Bonn
Produção: Fernanda Deway
Direção Artística: Denis Cisma
Direção de Fotografia: William Etchebehere
Assistente de Direção: Alice Gomez
Produção Musical: Rafael Langoni

Estúdios Globo
Produtora Executiva: Valesca Dindi Hojahutor
Produtor: Valéria Amaral 
P3: Tatiana Schwob 
Produtora Set: Catarina Rangel 
Produtores Assistentes: Fabiano Leandro e Regis Spinto 
2nd AD: Soraya Augusta
Produtora Execução: Danielle Andraos Cenografia: Larissa Marreco 
Cenografia: Larissa Marreco, Flávia Rosas
Stylist: Carlos Esser
Figurinista Assistente: Rafael Ourives, Lu Machado, Saulo Piton 
Figurinistas auxiliares: Nice Guerreiro, Leila Maria, Floriano Abreu, Andrea Carla Barbosa
Caracterização: Leo Almeida 
Caracterizadores Assistente: Fernanda Loge, Regina Campos, Anderson Calixto, Mario Campioli, Gui Messner, Alan Carneiro 
Caracterização Isadora Cruz: Dindi Hojah
Prod. de Efeitos Especiais: Enio Castro, Julio Cesar Lopes, Bianca Paulino, Dogival Rodrigues, Milena Rocha
Direção de movimentos e coreografias: Priscilla Mota e Rodrigo Negri
Bailarinos: Rodolfo Saraiva, Lindemberg Mallí, Bárbara Mesquita, Vance Poubel, Júlia Rodrigues, Fernanda Lima, Glayson Mendes, Débora Polistchuck, Alex Pitt, Larissa Roston
Participação Especial: Isadora Cruz

Produção de Tecnologia
Gerente Tecnologia Dramaturgia: Felipe Correia
Produtor Tecnologia III: Renato Lopes
Produtor Tecnologia II: Luiz Felipe Oliveira
Analista de Planejamento e Controle: Rafaela Medeiros
Gerente de Plataforma de Produção: Fabiano Valim

Equipe Sistemas Estúdio e UPP
Coordenador Plataforma de Produção: Marcelo Cardoso
Coordenador Plataforma de Produção: Vinicius Daniel
Analista Plataforma Produção: Romulo Ventura
Técnicos de Sistemas: Thiago Procopio, Andre Correa, Harry Paixão
Técnicos de Captação de Som: Paulo Vasconcelos, Thiago Riveiro
Assistente Operações Audiovisuais (Câmera): Rossana Nods
Foquista: Pablo Romilho

Grua Telescópica (Empresa Nextmove)
Operador Grua Telescópica: Paulo Santos

Maquinária Estúdio
Assistentes Operações Audiovisuais (Maquinaria): Anderson Nogueira, Rodrigo dos Anjos, Renan Ralha, Vando de Melo Silva

Iluminação Estúdio
Gaffer: Leandro Ramos
Assistente Operações Audiovisuais (Iluminação): Marcos Derzi

Iluminação Estúdio (Empresa Ale)
Gaffer: Jorge Sena Nascimento
Assistentes Operações Audiovisuais (Iluminação): Felipe de Oliveira Dantas Barbeito, Fabricio Santos

Grua Robô MIlo
Analista Plataforma Produção (Maquinaria): Lincoln Vital
Assistentes Operações Audiovisuais (Maquinaria): Agatha Miranda da Silva, Renata Rodrigues Martins Da Silva

Equipe de Maquinária Externa
Assistentes Operações Audiovisuais (Maquinaria): Yannick Soares dos Santos, Richard dos Santos Oliveira, Gabriel Souza Cerqueira, Heraldo José Henrique

Equipe de Iluminação Externa (Empresa Naymove)
Gaffer: Paulinho Luz
Assistentes Operações Audiovisuais (Iluminação): Leandro Foguinho, Iago Gomes, Francisco Vitor dos Santos Silva

Pós-produção
Gerente de Pós-produção: Renan Porto
Coordenador de Pós-produção: Priscila Queiroz
Coordenador de Pós-produção: Alexandre Liberato
Produtor de Finalização: Daiane Camara
Editor de Mídias Audiovisuais: Paulo Vitor
Editor Colorista: Claudia Daher
Gerentes de Design: Andrei Jiro e José Almeida Jr.
Coordenadores de Design: Valerycka Rizzo, Rudá Pim, Paula Souto e Vinícius Franco
Produtores de Design: Renan de Moraes e Pedro Figueira
Especialista de Design: Renato Rodrigues
Designers: Raphael Candela, Andre Bremer, Cesar Jacottet, Emerson Pinheiro, Omar Muro, Gustavo Duval
Colorista: Ely Silva, Gustavo Mendes

Equipe Making of
Criação: Adriane Rodrigues
Edição: Raissa Cruz
Coord. de Produção: Guilherme Pierri
Produção: Camila Xavier, Mariana Correa
Filmaker: Carlos Alves
Som direto: Pedro Farias

Nenhum comentário