History homenageia o Papa Francisco com programação especial neste domingo
O History segue com a homenagem ao Papa Francisco, com uma programação especial neste domingo: a exibição na íntegra da minissérie Francisco, o Jesuíta e dos documentários O Papa do Fim do Mundo e O Último Papa.
Jorge Bergoglio foi eleito Papa em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro líder não europeu da Igreja em mais de mil anos. Sua morte, no dia 21 de abril, apenas um dia após sua última aparição pública na Páscoa, marca o fim de um pontificado que desafiou as tradições e promoveu uma Igreja mais próxima dos pobres e marginalizados.
Confira a programação.
15h20 – Francisco, o Jesuíta
A produção conta a vida de Jorge Bergoglio, o sacerdote jesuíta que se tornou o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa jesuíta da história. A produção é baseada na única biografia oficial do Papa Francisco, escrita pelos jornalistas Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti.
A minissérie em quatro partes traça a trajetória de Bergoglio desde sua juventude em Buenos Aires até sua eleição como Sumo Pontífice, destacando seu compromisso com a fé, a justiça social e os valores que marcaram seu papado. A produção apresenta o homem por trás do Sumo Pontífice, quem é e de onde vem Jorge Mario Bergoglio. Seus dias como sacerdote na Argentina, seus amigos e inimigos, seu papel durante a ditadura militar, seu trabalho nas ruas e vilas com os mais necessitados, e seus dias como bispo e cardeal, até ser eleito como o líder máximo da Igreja Católica, no dia 13 de março de 2013.
Episódio 1: O recém-empossado Papa Francisco enfrenta suas primeiras decisões: investir contra a corrupção que assola o Banco do Vaticano e combater a má imagem da Igreja devido aos padres acusados de pedofilia. Opositores e conservadores se opõem de diversas maneiras às primeiras ações tomadas pelo Papa.
Episódio 2: Francisco tenta aplicar o valor da piedade dentro da Igreja, propondo a tolerância aos divorciados e aos gays. No entanto, a cúria conservadora romana, representada pelo Cardeal Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, choca com o Papa em seus desejos. Por sua vez, os meios de comunicação opositores armam uma estratégia para desacreditar Francisco.
Episódio 3: O Papa tenta resolver as diferenças no Oriente Médio em busca da paz. Contra as recomendações de seus cardeais e amigos, viaja à Terra Santa para celebrar uma missa e convida os presidentes de Israel e da Palestina para iniciar um diálogo de paz.
Episódio 4: O Papa Francisco defende a importância da união de todos os países americanos. Para isso, tem de acabar com as disputas históricas entre Cuba e Estados Unidos e se lança em uma epopeia para que possam iniciar o diálogo.
Classificação Indicativa: 14 anos
18h45 – O Papa do Fim do Mundo
Até 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio, ex-arcebispo de Buenos Aires, era apenas um dos 180 cardeais da hierarquia da Igreja Católica. O documentário argentino O Papa do Fim do Mundo (El Papa del Fin del Mundo), dirigido por Matias Guielburt, conta a história de vida do primeiro "Francisco", o primeiro jesuíta, e também o primeiro líder não europeu da Igreja Católica desde o ano 741. E, além disso, é o primeiro papa latino-americano. Com razão ele afirmou que os cardeais tiveram que viajar para Roma para eleger o novo papa, mas para encontrá-lo tiveram que buscá-lo no fim do mundo. Mas quem é o Papa Francisco realmente? Onde viveu? Como se tornou padre? Qual foi o seu primeiro ministério e como isso influenciou na decisão dos cardeais? Este especial conta a trajetória do homem humilde que se tornou papa.
CI: 10
19h35 – O Último Papa
Uma profecia de 900 anos, feita por São Malaquias, sugere que Francisco seria o último Papa da história. Nas proféticas visões do santo, ele previu a identidade de cada um dos Papas futuros. O Último Papa (The Last Pope) desvenda se, de acordo com as previsões, seria também o fim da Igreja Católica.
São Malaquias nasceu na Irlanda, em 1094. Sua “Profecia dos Papas”, que teria sido escrita em 1148, é formada por 112 pequenas frases em latim que indicariam o número de Papas antes da destruição de Roma, do fim da Igreja Católica e do mundo. A contagem da profecia começou a partir de Celestino 2º. (1143–1144). Ele teria tido um sonho sobre os futuros Papas, quando foi chamado por Inocêncio 2º para ser nomeado bispo. Segundo sua “visão”, o atual Papa Francisco seria exatamente o de número 112, o último da Igreja Católica.
CI: 10
Nenhum comentário