ÚLTIMOS

History homenageia o Papa Francisco com programação especial neste domingo


History segue com a homenagem ao Papa Francisco, com uma programação especial neste domingo: a exibição na íntegra da minissérie Francisco, o Jesuíta e dos documentários O Papa do Fim do Mundo e O Último Papa.

Jorge Bergoglio foi eleito Papa em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro líder não europeu da Igreja em mais de mil anos. Sua morte, no dia 21 de abril, apenas um dia após sua última aparição pública na Páscoa, marca o fim de um pontificado que desafiou as tradições e promoveu uma Igreja mais próxima dos pobres e marginalizados.

Confira a programação.

15h20 – Francisco, o Jesuíta

A produção conta a vida de Jorge Bergoglio, o sacerdote jesuíta que se tornou o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa jesuíta da história. A produção é baseada na única biografia oficial do Papa Francisco, escrita pelos jornalistas Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti.

A minissérie em quatro partes traça a trajetória de Bergoglio desde sua juventude em Buenos Aires até sua eleição como Sumo Pontífice, destacando seu compromisso com a fé, a justiça social e os valores que marcaram seu papado. A produção apresenta o homem por trás do Sumo Pontífice, quem é e de onde vem Jorge Mario Bergoglio. Seus dias como sacerdote na Argentina, seus amigos e inimigos, seu papel durante a ditadura militar, seu trabalho nas ruas e vilas com os mais necessitados, e seus dias como bispo e cardeal, até ser eleito como o líder máximo da Igreja Católica, no dia 13 de março de 2013.

Episódio 1: O recém-empossado Papa Francisco enfrenta suas primeiras decisões: investir contra a corrupção que assola o Banco do Vaticano e combater a má imagem da Igreja devido aos padres acusados de pedofilia. Opositores e conservadores se opõem de diversas maneiras às primeiras ações tomadas pelo Papa.

Episódio 2: Francisco tenta aplicar o valor da piedade dentro da Igreja, propondo a tolerância aos divorciados e aos gays. No entanto, a cúria conservadora romana, representada pelo Cardeal Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, choca com o Papa em seus desejos. Por sua vez, os meios de comunicação opositores armam uma estratégia para desacreditar Francisco.

Episódio 3O Papa tenta resolver as diferenças no Oriente Médio em busca da paz. Contra as recomendações de seus cardeais e amigos, viaja à Terra Santa para celebrar uma missa e convida os presidentes de Israel e da Palestina para iniciar um diálogo de paz.

Episódio 4O Papa Francisco defende a importância da união de todos os países americanos. Para isso, tem de acabar com as disputas históricas entre Cuba e Estados Unidos e se lança em uma epopeia para que possam iniciar o diálogo.

Classificação Indicativa: 14 anos

18h45 – O Papa do Fim do Mundo

Até 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio, ex-arcebispo de Buenos Aires, era apenas um dos 180 cardeais da hierarquia da Igreja Católica. O documentário argentino O Papa do Fim do Mundo (El Papa del Fin del Mundo), dirigido por Matias Guielburt, conta a história de vida do primeiro "Francisco", o primeiro jesuíta, e também o primeiro líder não europeu da Igreja Católica desde o ano 741. E, além disso, é o primeiro papa latino-americano. Com razão ele afirmou que os cardeais tiveram que viajar para Roma para eleger o novo papa, mas para encontrá-lo tiveram que buscá-lo no fim do mundo. Mas quem é o Papa Francisco realmente? Onde viveu? Como se tornou padre? Qual foi o seu primeiro ministério e como isso influenciou na decisão dos cardeais? Este especial conta a trajetória do homem humilde que se tornou papa.

CI: 10

19h35 – O Último Papa

Uma profecia de 900 anos, feita por São Malaquias, sugere que Francisco seria o último Papa da história. Nas proféticas visões do santo, ele previu a identidade de cada um dos Papas futuros. O Último Papa (The Last Pope) desvenda se, de acordo com as previsões, seria também o fim da Igreja Católica.

São Malaquias nasceu na Irlanda, em 1094. Sua “Profecia dos Papas”, que teria sido escrita em 1148, é formada por 112 pequenas frases em latim que indicariam o número de Papas antes da destruição de Roma, do fim da Igreja Católica e do mundo. A contagem da profecia começou a partir de Celestino 2º. (1143–1144). Ele teria tido um sonho sobre os futuros Papas, quando foi chamado por Inocêncio 2º para ser nomeado bispo. Segundo sua “visão”, o atual Papa Francisco seria exatamente o de número 112, o último da Igreja Católica.

CI: 10

Nenhum comentário