ÚLTIMOS

‘Expedição Rio’ embarca em uma aventura por paisagens de novelas que marcaram a TV Globo

Foto: Globo/Divulgação

Em uma viagem pela magia das novelas que tocaram os corações dos brasileiros ao longo das últimas seis décadas, passando pelos lugares, paisagens e cenários que marcaram a teledramaturgia, o ‘Expedição Rio’ estreia neste sábado, dia 26, a sua quinta temporada. Em cinco episódios, exibidos sempre aos sábados, Alexandre Henderson e Daniella Dias conhecem histórias, personagens, lembram os bordões, a moda e inspirações das novelas que transbordaram das telas para o dia a dia dos cariocas. O programa faz parte da programação especial em comemoração aos 60 anos da TV Globo.

“Foi maravilhoso relembrar as histórias, os personagens icônicos, rever cenas de atores que não estão mais entre nós, mas que marcaram gerações. Estamos fazendo uma homenagem aos profissionais que, ao longo desses 60 anos da TV Globo, ajudaram a levar para os telespectadores tantas narrativas que estão, até hoje, no imaginário do brasileiro. Tenho certeza de que o público vai se emocionar e se divertir com a gente”, garante o apresentador Alexandre Henderson.

É nos Estúdios Globo, a fábrica dos sonhos onde a mágica das novelas e programas do Entretenimento acontece, que a história começa e a dupla de apresentadores vive aventuras mirabolantes. De lá, eles partem para lugares marcantes da teledramaturgia, como a praia de Tarituba, em Paraty, onde foi gravada a novela ‘Mulheres de Areia’, que contava a história de duas irmãs gêmeas com personalidades diferentes, mas interpretadas pela mesma atriz, Glória Pires. Na cidade fictícia chamada ‘Pontal da Areia’, uma colônia de pescadores, o ator Marcos Frota, intérprete do ‘Tonho da Lua’, relembra cenas emblemáticas. Ele volta à cidade e, emocionado, fala sobre a importância do personagem.

“Esse lugar foi um divisor de águas na minha vida. Entendi o que é exercitar o ofício. A novela me permitiu compreender a ação social que o artista tem. E ver a praia viva ainda é uma benção. Eu via no Tonho da Lua, um rapaz autista, que ele misturava as emoções e ia da raiva ao afeto muito rápido. E o jeito de fazer veio das crianças. Eu via nos meus próprios filhos como eles brincavam e isso me inspirava. Eu emprestei tudo o que eu tinha de alegria pro Tonho, foi um verdadeiro encontro do ator com o personagem. A minha vida está misturada com esse lugar”, conta o ator.

Na época em que a novela foi exibida, o lugar marcou a vida tanto dos atores quanto dos moradores. “Mudou todo o cotidiano daqui. A galera vinha gravar e de repente a gente acordava com os artistas ao nosso lado, no quintal de casa. Foi bom para os restaurantes, para os empreendedores locais”, afirma Viviane Sanches, moradora de Paraty. Alexandre e Dani visitam a casa que era das irmãs Ruth e Raquel, conversam com pescadores e também com moradores que viraram figurantes da novela.

De volta aos Estúdios Globo, a dupla invade os camarins para saber “Quem matou Odete Roitman?”, mas a viagem pela novela ‘Vale Tudo’ começa na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, relembrando a cena icônica do encontro entre as personagens Maria de Fátima e Solange com Raquel, enquanto ela vendia sanduiche natural. Eles conversam com a vendedora ‘Marisa da Praia’, que fala sobre o amor pelo que faz e como as novelas inspiram, provocam e são uma caricatura da vida real. Em um passeio pelos Estúdios Globo, Ale e Dani fazem a pergunta principal da novela e quem não pode ficar de fora é o elenco. Alexandre Nero, Karine Teles, Cauã Reymond dão suas sugestões e falam suas apostas.

“Essa temporada é desafiadora porque grandes clássicos da teledramaturgia foram exibidos antes do meu nascimento, então foi um período de muito estudo, de profundo mergulho nas histórias fictícias que eu ouvia dentro de casa. A primeira vez que eu ouvi o nome de Odete Roitman, por exemplo, foi em família. Isso diz muito sobre o que as telenovelas representam para o Brasil e para o Rio de Janeiro, que faz parte de muitas delas com seus deslumbrantes cenários. Homenagear a TV Globo, em seu aniversário de 60 anos, com um produto que é essa paixão nacional, é um presente. Um presente pra minha carreira, sonhada por mim desde menina; e pro telespectador, que eu tenho certeza de que vai se divertir muito voltando no tempo por meio da ficção e do jornalismo que exercemos”, afirma a apresentadora Daniella Dias.

A dupla ainda vai ao encontro do ator Reginaldo Faria, que soma 60 anos de carreira e deu vida a Marco Aurélio na primeira versão da novela ‘Vale Tudo’. Um dos pioneiros da TV Globo, ele revela qual foi o momento mais marcante de sua interpretação e que lugar mais o impressionou de todas as novelas que participou e foram gravadas no Rio. “‘Água Viva’, em alto mar. A minha primeira impressão dessa novela é que teríamos uma felicidade infinita. Saíamos às 6h da manhã e íamos para alto mar. Foram momentos mágicos, sublimes. Mas tinha uma coisa que me deixava temeroso. A gente passava mal pra caramba naquele iate”, brinca o ator.

E falando em mar, como não pode faltar no ‘Expedição Rio’, a dupla vive momentos de emoção e aventura na Praia de Camboinhas, em Niterói, e pratica o esporte que aparecia na abertura da novela citada por Reginaldo: o windsurf. Além de velejarem pela primeira vez com o instrutor náutico Geomar Jesus Senra que dá aulas desde 1986, eles conversam com o Manoel de Carvalho, que participou da abertura e conta como foram os bastidores da gravação na época.

A quinta temporada do programa ‘Expedição Rio nas telas: as histórias que o Rio não conhece’ especial pelos 60 anos da TV Globo estreia neste sábado, dia 26, logo após a Edição Especial de História de Amor. O programa vai ao ar para o estado do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Nenhum comentário