Do turismo gamificado ao crescimento sustentável, Pequenas Empresas & Grandes Negócios destaca a estratégia de adoção da tecnologia como diferencial
O Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste sábado (05) traz uma edição recheada de histórias inspiradoras e dicas valiosas para os empreendedores. O programa apresenta soluções tecnológicas, desafiadoras e transformadoras de negócios em diferentes setores, além de abordar três datas importantes relacionadas ao empreendedorismo e à sustentabilidade.
O programa destaca o Passeio Carioca, um aplicativo inovador que gamifica o turismo no Rio de Janeiro. Criado por um fotógrafo carioca e um especialista em tecnologia paulista, a ferramenta já mapeou mais de 1.700 pontos históricos e arquitetônicos da cidade, permitindo que os usuários descubram locais icônicos e ganhem brindes ao completar rotas, além de oferecer passeios guiados e parcerias com comércios locais.
O PEGN também celebra três datas importantes. No Dia Mundial da Saúde, o fisioterapeuta e empreendedor Rodrigo Moura explica como sua plataforma digital auxilia profissionais da área na supervisão de pacientes e a importância da telemedicina. No Dia da Terra, Marçal Rocha, fundador da Quimea (empresa de Consultoria Ambiental do Brasil), compartilha dicas de como pequenos empreendedores podem adotar estratégias sustentáveis. Já no Dia da Criatividade e Inovação, Rachel Maranhão, cofundadora da MabeBio (empresa de biotecnologia têxtil e de produtos), explica como sua startup desenvolveu um couro vegetal inovador e ensina como estimular a mentalidade inovadora e sustentável nos negócios.
A edição também traz a história de um restaurante especializado em massas artesanais. Criado por Beatriz Fernandes Duarte, Ilder Duarte e Jéssica Yuki, o negócio cresceu mesmo diante dos desafios da pandemia e agora planeja expandir através de franquias. O programa ainda apresenta a história de superação de Orimarço Nazaré, fundador de uma tapeçaria automotiva em Cuiabá (MT). Com a chegada de seus filhos, Alexsandro e Angela, a empresa passou por uma modernização, adotando projeções 3D e corte a laser, o que resultou em um crescimento de 70% no faturamento e expansão da equipe.
Além disso, com a consultoria da repórter Déborah Morato, o programa também aborda a nota da mudança do código CRT 1 para CRT 4 na emissão da nota fiscal para MEI da Indústria e do Comércio. Por fim, o repórter Max Tavares mostra como um brechó conseguiu aumentar as vendas em 30% com transmissões ao vivo na internet e explica o passo a passo das live shops, trazendo dicas sobre equipamentos, interação com o público e estratégias para ampliar a audiência.
O Pequenas Empresas & Grandes Negócios vai ao ar neste sábado (05) e tem direção geral de Fernanda Telles, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini.
Nenhum comentário