ÚLTIMOS

"Dançar é primário, é uma necessidade que nem comer", diz a bailarina Deborah Colker no "Provoca" desta terça-feira (8/4)

Foto Margareth Dias


Nesta terça-feira (8/4)Marcelo Tas recebe a bailarina e coreógrafa brasileira Deborah Colker, no Provoca, a partir das 22h, na TV Cultura. Eles conversam sobre a vida pessoal e a carreira da artista, quais são seus atuais projetos e como a perspectiva de Colker a respeito da dança se transformou e amadureceu com o tempo.

Ao longo de sua trajetória profissional, Deborah produziu mais de 14 espetáculos, coordenou o movimento dos corpos na abertura dos Jogos Olímpicos, se tornou a primeira mulher a dirigir um espetáculo do Cirque du Soleil e já coreografou óperas e comissão de frente de escola de samba. "A dança vem sendo minha parceira e sendo quem eu sou", diz ela sobre sua relação com a profissão.

A coreógrafa fala, ainda, sobre a experiência na Amazônia com os povos originários do Xingu e o impacto disso em sua forma de enxergar a arte. "Muito mais do que da música, da dança, da sonoridade, eu me lembrei do tempo. O tempo de banho no rio, o tempo ligado à natureza, o descanso, a ansiedade (...) de você viver para aquele dia, para aquele momento, de não ter tanta projeção, de o sonho ser algo daquela noite", conta Deborah.

Na edição, Tas também pergunta sobre a importância da expressão e da consciência corporal por meio da dança, como é dirigir movimentos e de que forma ela cuida do corpo. "Acho que todo mundo tinha que dançar (...) Dançar é primário, é uma necessidade que nem comer", diz a artista.

Por fim, Colker se emociona ao lembrar do marido, Toni Platão, principalmente após as complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC), vividas por ele, serem mencionadas. "Ele está lutando e já está me ensinando a potência da luta pela vida".

Nenhum comentário