"Aparecida Debate" discute os atuais problemas no trânsito brasileiro
Foto: Reprodução TV Aparecida
O "Aparecida Debate" desta terça-feira (1/4), às 22h, vai abordar um grande problema no país atualmente: o sistema de segurança viária e os desafios da mobilidade urbana no Brasil. O programa da TV Aparecida, apresentado por Eduardo Miranda, conversará com convidados para entender alguns fatores que contribuem para os problemas no trânsito brasileiro.
De acordo com informações levantadas pela produção, um brasileiro perde, em média, 25 dias por ano preso em congestionamentos. Ao mesmo tempo, o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial com mais mortes no trânsito, perdendo apenas para China e Índia. E em 2024, pelo quarto ano consecutivo, o Brasil registrou aumento de 10% no número de vítimas nas rodovias federais em relação a 2023. Um cenário de caos e um desafio para os gestores em promover melhorias na mobilidade urbana e, consequentemente, na qualidade de vida da população.
Para esclarecer os pontos abordados, participa Nilton Aparecida Borges, diretor de Mobilidade Urbana. Ele é instrutor, examinador de trânsito e diretor de ensino geral de CFC (Centro de Formação de Condutores). O programa ainda traz no primeiro bloco uma reportagem que mostra o passo a passo no processo de formação dos futuros motoristas.
Na sequência, a participante é Sirlei Kuiava, coordenadora de formação e educação para o trânsito da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). E no último bloco, estará Adalgisa Lopes, psicóloga e presidente da Actrans (Associação de Clínicas de Trânsito no Estado de Minas Gerais). Ela possui especialização em psicologia do trânsito, psicologia educacional, psicologia clínica e saúde mental.
"Aparecida Debate", terça-feira, às 22h
Nenhum comentário