ÚLTIMOS

Alunos do NAVE são destaque em nova temporada do programa ‘Desafio nas Escolas’, do Canal Futura e da Araucária Agência Cultural

Estudantes do NAVE apresentaram seus projetos para uma banca de especialistas na Cidade das Artes - Foto: Divulgação

Um aplicativo que auxilia meninas com cabelos crespos e cacheados a escolherem produtos saudáveis e acessíveis para cuidarem de seus fios; um jogo de terror 3D sobre um experimento de Inteligência Artificial; um documentário sobre a visão enviesada da sociedade acerca da vida nas favelas. São diversos os temas e formatos de projetos idealizados por alunos do NAVE - Colégio Estadual José Leite Lopes, no Andaraí, zona norte do Rio, que serão apresentados e avaliados por uma banca de especialistas do mercado em um episódio inédito do programa “Desafio nas Escolas” no dia 28 de abril, às 21h30, no Canal Futura.

Chegando a sua quarta temporada em 2025, o programa acompanha estudantes da rede pública do Rio de Janeiro em desafios criativos que extrapolam os limites da sala de aula. No segundo episódio da nova temporada, dez projetos de alunos do terceiro ano do NAVE, nas áreas de games, aplicativos, audiovisual e design, foram selecionados para um desafio de empreendedorismo. Os estudantes responsáveis pelas propostas participaram de mentorias de pitching ministradas por profissionais da Agenda Edu Bemobi: Pietro Occiuzzi, Diretor de Produto e Marketing, e Anderson Morais, Co-Founder, os orientaram sobre como melhor divulgar e vender suas ideias diante do público.

Semanas após os treinamentos, os alunos apresentaram seus projetos autorais para uma banca de especialistas do mercado durante o Hacktudo, evento de tecnologia realizado na Cidade das Artes em outubro de 2024. Entre os avaliadores, estavam profissionais como a CEO da Swiss International School, Carolina Vieira, e a Diretora de Marketing da OLX, Mirella Mendonça. A banca avaliou quesitos como originalidade, aplicabilidade e qualidade do pitch dos projetos, e decidiu se o desafio do NAVE foi cumprido. O resultado vai ao ar no próximo dia 28, às 21h30, no Canal Futura, e também ficará disponível no Globoplay. A produção do “Desafio nas Escolas” é da Araucária Agência Cultural, de Miguel Colker, com coprodução do Canal Futura.

Entre os projetos de destaque apresentados durante o pitching profissional, está o aplicativo Curly Gang, da aluna Mayra Nascimento. Segundo a estudante, muitas meninas têm dificuldade em pentear seus cabelos a partir de uma certa idade e acabam por danificá-los por falta de tratamento adequado, levando a problemas de autoestima e discriminação pela aparência. Por isso, a ideia do app é trazer dicas de penteados e indicação de produtos acessíveis, ensinando ainda hidratações naturais possíveis de fazer em casa, sem muito material. “O intuito do Curly Gang é ajudar principalmente pessoas crespas, cacheadas e onduladas a cuidarem de seus cabelos. Apresentar esta proposta para uma banca de especialistas em um programa de TV foi uma experiência diferente e divertida, que vai fazer com que mais pessoas conheçam minha ideia”, declarou Mayra. 

“O ‘Desafio nas Escolas’ mostra como o ambiente escolar pode ser um celeiro de ideias inovadoras e potentes quando se une escuta, afeto e oportunidade. Ver esses jovens ganhando espaço para apresentar suas ideias com segurança e brilho nos olhos é emocionante e transformador”, afirma Miguel Colker, diretor geral do projeto.

Para Paulo Dary, diretor artístico do “Desafio nas Escolas”, o impacto social da iniciativa é visível: “A cada temporada, vemos estudantes que nunca se imaginaram como protagonistas sendo ouvidos, valorizados e respeitados por suas ideias e vivências. Isso transforma trajetórias, fortalece vínculos com a educação e abre caminhos reais para o futuro.”


NAVE celebra chegada de novos parceiros em 2025

A apresentação em rede nacional de projetos multimidiáticos criados pelos alunos do NAVE ocorre também em um momento de celebração do programa de ensino pela chegada de novos parceiros. Visando ampliar o impacto na formação de jovens nas carreiras de games, programação e economia criativa, o NAVE passa a contar, em 2025, com copatrocínio da TCS, apoio da Bemobi, da Wilson Sons e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, através do projeto Decola NAVE.

“Os projetos apresentados pelos estudantes do NAVE no ‘Desafio nas Escolas’ são apenas alguns exemplos das inúmeras soluções criativas impulsionadas por este programa de ensino há quase 20 anos. Nosso objetivo é não apenas formar profissionais capacitados para atender às demandas do mercado de trabalho, mas também apoiar o desenvolvimento de indivíduos responsáveis, criativos e capazes de liderar a próxima geração de inovações no campo da tecnologia e da economia criativa. A chegada de novos patrocinadores contribui ainda mais para a qualificação do ensino e a consolidação de novas oportunidades profissionais para nossos alunos”, afirma Aline Almeida, Gerente de Educação, Inovação Social e Comunicação do instituto Oi Futuro.

Os novos parceiros chegam para apoiar três iniciativas do NAVE: o curso de Programação Full Stack e de Jogos Digitais do NAVE; a Órbita - Trajetórias Educacionais, uma plataforma virtual de formação e desenvolvimento de educadores do Oi Futuro; e o curso online e gratuito “Criando meu primeiro jogo digital”, para introdução a ferramentas e conceitos para a criação de games.

Fundado em 2006, o NAVE foi criado pelo instituto Oi Futuro e as secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco, oferecendo ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica com formações voltadas às áreas de economia criativa e tecnologia. Unindo o conceito de escolas públicas de Ensino Médio a cursos técnicos profissionais de Multimídia e de Programação Full Stack e de Jogos Digitais, o programa já formou mais de quatro mil alunos. 

O Desafio nas Escolas é uma realização da PDC Produções e, desde sua estreia, já contou com quatro temporadas exibidas em rede nacional pelo Canal Futura. A quinta temporada do programa já está confirmada e promete ampliar ainda mais o impacto da iniciativa na formação de jovens da rede pública. A quarta temporada do Desafio nas Escolas é apresentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.


Desafio nas Escolas

Patrocínio: Mosaico, Dataprev, Multiterminais, Grupo OLX, BTG Pactual, Bemobi, Agenda Edu by Bemobi, Hilton Copacabana, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Apoio: SIS Swiss International School, Domingues e Pinho Contadores e Parceiros da Educação.

Apoio de Mídia: Itabus.

Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Coprodução: Canal Futura

Produção: Araucária Agência Cultural

Correalização: Futuro pela Educação

Realização: PDC Produções

Nenhum comentário