ÚLTIMOS

“SBT Agro” fala sobre cultivo de hortaliças sem agrotóxicos e projeto que resgata a tradição da catira

(Divulgação/SBT)


O “SBT Agro” deste domingo, 30 de março, aborda a alta de 70% no preço do café nos últimos 12 meses no Brasil. O espectador vai entender que o fato veio em decorrência da quebra nas safras dos maiores produtores mundiais do grão e, agora, a expectativa dos produtores nacionais é de que a produção deste ano seja melhor que a de 2024, desde que o clima seja favorável. Alguns cafeicultores, no entanto, têm antecipado a colheita, retirando os grãos ainda verdes dos cafeeiros, com o objetivo de aproveitar os preços altos. A reportagem do programa ouve especialistas no assunto, que explicam como esta prática pode dar origem a um café de menor qualidade e ainda causar sérios danos às plantas.

A atração também traz dicas de como cultivar hortaliças sem o uso de agrotóxicos, já que é necessário conhecimento técnico sobre o cultivo. Com base em uma cartilha desenvolvida pela Emater-MG, o público terá todas as orientações sobre como iniciar ou melhorar o cultivo de hortaliças, com dicas úteis tanto para quem quer plantar com o objetivo do consumo em família quanto para quem pretende comercializar a produção.

Além disso, tem uma matéria sobre um projeto que trabalha para manter viva uma tradição de mais de 150 anos: a catira. A dança típica da cultura sertaneja - que tem o ritmo marcado pelo som da viola caipira e pela batida dos pés e das mãos dos participantes – tem origens que remontam aos tempos em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, mas perdeu força nas últimas décadas. Para tentar resgatar a tradição, um projeto tem apresentado a Catira aos estudantes do interior de São Paulo.


O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.

Nenhum comentário