‘Globo Repórter’ explora a vida e história do bairro de Copacabana
Há 132 anos, Copacabana era formado somente por dunas à beira mar. Ao longo desse período, o bairro passou por uma grande transformação vertical e se tornou uma cidade do mundo. No ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 28, a repórter Bette Lucchese mergulha nas histórias e personagens de um dos bairros mais icônicos do país, que se tornou cartão postal do Brasil e é reconhecido tanto pelas belezas quanto pela diversidade que circula em suas ruas.
“Esse programa é especial para mim porque também sou uma moradora de Copacabana e há 20 anos acompanho de perto as transformações do bairro. A impressão que temos é que todos conhecem Copacabana, mas o ‘Globo Repórter' vai mostrar um olhar que vai muito além da praia, das belas paisagens e dos grandes eventos. Um bairro acolhedor, que chama atenção pela diversidade. É um programa em que os moradores ajudam a contar a sua história”, afirma a repórter.
Nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, muitos estrangeiros se mudaram para o Brasil porque precisavam mudar de vida. Foi assim que surgiu, em 1942, a Galeria Menescal, que liga as duas ruas de maior comércio de Copacabana. Imponente, com seu estilo ‘Art Déco’, o prédio tem como síndico um filho de imigrantes que tem lojas no espaço há 74 anos. Para a repórter, Klaus Scheyer Junior conta emocionado o que mais o encanta na Galeria e como ele e um grupo de imigrantes lojistas conseguem manter tantas memórias preservadas no espaço.
O bairro atrai pessoas do Brasil e do mundo, seja para passear, viver ou trabalhar. Há 15 anos, Lucy de Freitas conquistou os moradores dos arredores da Rua Xavier da Silveira e Barata Ribeiro com sua barraca de água de coco. Quando chegou, ela criou uma estratégia para chamar a atenção de quem passava e hoje se tornou uma personagem do bairro, mostrando que ele é também um lugar de oportunidade.
O Copacabana Palace, icônico hotel localizado na Praia de Copacabana, também terá sua história contada pelo programa. Bette conta a importância da construção do hotel em um momento em que o país estava em fase de modernização e o impacto dele para o Rio de Janeiro, então capital do país, que passou a receber grandes artistas, a megafesta de Réveillon e shows internacionais.
Copacabana é também um dos lugares com mais idosos do Rio de Janeiro. A artista plástica Janette Goldberg, de 81 anos, faz parte da vanguarda do bairro. Ela transformou sua casa em uma galeria de artes e tem como inspiração a paisagem do bairro e sua vista privilegiada da praia.
Bette Lucchese conta como Copacabana se transformou em uma vitrine do Brasil para o mundo; fala sobre o surgimento do ‘frescobol’ nas areias e seu reconhecimento mundo a fora; e apresenta as novidades de outros esportes criados à beira mar, mostrando como o bairro é feito de gente que gosta de aproveitar a vida.
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 28 de março, logo após o BBB25.
Nenhum comentário