ÚLTIMOS

  
×
Logo SimpleAds

Canal Brasil celebra os 95 anos de Lima Duarte com maratona especial

“Eu, Tu, Eles”, de Andrucha Waddington; “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes; “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr; e “2 Filhos de Francisco”, de Breno Silveira. Fotos: Divulgação

No dia 29 de março, a partir da 0h (na madrugada de sexta para sábado), o Canal Brasil abre espaço em sua grade para homenagear o aniversário de 95 anos do ator Lima Duarte. A programação especial começa com a exibição de “Os Sete Gatinhos”, de Neville D'Almeida; seguida por “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr; “Eu, Tu, Eles”, de Andrucha Waddington; “2 Filhos de Francisco”, de Breno Silveira; “Boleiros - Era Uma Vez o Futebol” e “Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos”, de Ugo Giorgetti; e “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes.

Baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues, “Os Sete Gatinhos” conta a história de uma família que mora no bairro do Grajaú, no Rio de Janeiro, na década de 1980. Seu Noronha (Lima Duarte) e a esposa Aracy (Telma Reston) são pais de cinco filhas, entre elas a caçula Silene (Cristina Aché), considerada a mais mimada. Ela estuda em um colégio interno, mas sua situação muda ao ser acusada de matar um gato.

Em “A Ostra e o Vento”, Lima Duarte é José, pai da jovem Marcela (Leandra Leal). Eles vivem em uma ilha. Ele quer protegê-la de todos os perigos do mundo, mas ao virar adolescente, Marcela sente vontade de viver de forma mais intensa. Já “Eu, Tu, Eles” é ambientado em um vilarejo árido do nordeste brasileiro. Depois de ir embora do lugar, Darlene (Regina Casé) retorna solteira e grávida. Ela casa e tem um filho de Osias (Lima Duarte). Tempos depois, Darlene engravida do primo de Osias, Zezinho (Stênio Garcia) e de Ciro (Luiz Carlos Vasconcelos). Juntos, todos criam uma família incomum. “2 Filhos de Francisco” conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. Lima Duarte interpreta Benedito.

“Boleiros - Era Uma Vez o Futebol” e a sequência “Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos” também serão exibidos na maratona. No primeiro filme, os veteranos do esporte se reúnem para relembrar os velhos tempos como jogadores de futebol. No segundo, o bar do Aurélio (Sílvio Luiz), local onde o grupo costuma se encontrar, é reinaugurado e tem um novo sócio, o herói do penta Marquinhos (José Trassi). Lima Duarte é Edil, técnico do Palmeiras.

A Maratona Lima Duarte encerra com “O Auto da Compadecida”, que conta as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello). Lima Duarte interpreta o bispo da igreja de Taperoá.


Maratona Lima Duarte - 95 anos

Horário: Sábado, dia 29 de março, a partir da 0h

Os Sete Gatinhos (1980) (109’)

Horário: Sábado, dia 29 de março, à 0h (na madrugada de sexta para sábado) 

Classificação: 18 anos

Direção: Neville D'Almeida

Sinopse: Funcionário de classe média vive com a esposa e cinco filhas. A mais jovem, única "pura" estudando em internato, súbito volta para casa, expulsa por ter matado uma gata grávida. Sombrios segredos familiares aparecerão a partir de então.

A Ostra e o Vento (1997) (112’)

Horário: Sábado, dia 29 de março, à 1h50  (na madrugada de sexta para sábado)

Direção: Walter Lima Jr.

Classificação: 12 anos

Sinopse: A jovem Marcela (Leandra Leal) vive com seu pai, o faroleiro José (Lima Duarte), e o velho Daniel (Fernando Torres) numa ilha. O único contato da menina com o mundo exterior se dá através de uma embarcação com 4 marinheiros que regularmente vai levar-lhes provisões. Através das palavras de Daniel, que a ensina a ler e é sua fonte de ternura e conhecimento, e da severidade do pai, que quer protegê-la do resto do mundo, Marcela segue sua vida até que, ao tornar-se adolescente, passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma intensa.

Eu, Tu, Eles (2000) (104’)

Horário: Sábado, dia 29 de março, às 3h50

Classificação: 14 anos

Direção: Andrucha Waddington

Sinopse: Três anos depois de deixar a pequena cidade em que morava para se casar, Darlene (Regina Casé) retorna com uma criança, mas nenhum marido. À procura de apoio, ela encontra Osias (Lima Duarte) e se casa com ele, mas logo chama a atenção de Zezinho (Stênio Garcia), o primo dele, e eles se casam também. Finalmente vem Ciro (Luiz Carlos Vasconcelos), o estranho e misterioso de boa aparência que se torna seu terceiro marido. Todos lhe dão filhos, criando uma família incomum, mas amorosa.

2 Filhos De Francisco (2005) (132’)

Horário: Sábado, dia 29 de março, às 5h35

Classificação: 14 anos

Direção: Breno Silveira

Sinopse: Cinebiografia dos irmãos Mirosmar José e Emival, que fizeram sucesso e fortuna na música com os nomes de Zezé di Camargo e Luciano. A história percorre a vida dos jovens e humildes rapazes da interiorana Pirenópolis (Góias) que, com o esforço do pai Francisco, tornaram-se campeões de venda e ícones do estilo sertanejo moderno.

Boleiros - Era Uma Vez O Futebol... (1998) (93’)

Horário: Sábado, dia 29 de março, às 7h40

Classificação: Livre

Direção: Ugo Giorgetti

Sinopse: Com direção de Ugo Giorgetti, o filme faz um retrato dos chamados ''Boleiros'', veteranos do esporte. Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes, estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

Boleiros 2 - Vencedores E Vencidos (2006) (86’)

Horário: Sábado, dia 29 de março, às 9h20

Direção: Ugo Giorgetti

Classificação: 12 anos

Sinopse: Reduto de boleiros e ex-boleiros, o Bar do Aurélio está repaginado graças à chegada de um novo sócio. A narrativa acompanha os acontecimentos subsequentes ao dia em que o jogador e empresário visita o estabelecimento.

O Auto da Compadecida (2000) (95’)

Horário:  Sábado, dia 29 de março, às 10h50

Classificação: Livre

Direção: Guel Arraes

Sinopse: As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

Comentários

publicidade