TV Brasil exibe final da série Condor, produção independente de dramaturgia do Pará

Foto: Visagem Filmes/Divulgação

TV Brasil apresenta o último episódio inédito da série de dramaturgia Condor nesta sexta (7), às 23h. O décimo capítulo da produção paraense revela o final da trama de Gabriela, uma jovem que trabalha com a mãe em um ateliê de costura na periferia de Belém, mas deseja viajar pelo continente para cruzar a América do Sul e conhecer seu pai.

A obra independente de ficção tem uma narrativa que explora o realismo fantástico e o multiverso na Amazônia urbana. Com 10 edições de 26 minutos, a atração em cartaz na telinha do canal público foi realizada pela produtora Visagem. O conteúdo foi desenvolvido por meio do edital Prodav TVs Públicas. O seriado exibido na faixa de programação semanal da TV Brasil tem direção e roteiro de Roger Elarrat.

A última parte da série Condor traz o desfecho da história de Briela e sua mãe Elizete. Elas conseguem viver em certa harmonia em casa após confrontarem as mentiras de Alberto e exigirem que ele fosse embora. Elizete não desistiu de achar uma forma de ajudar a filha a realizar a viagem para conhecer seu pai.

A moça tem se debruçado em lembranças de outros tempos, quando seus avós Délio e Vânia ainda eram vivos. Briela parece já estar completamente resignada e só procura levar o cotidiano de trabalho com a costura e preparo dos figurinos, mas uma última ideia de Elizete surge como um cometa.


Trama de ficção num multiverso de possibilidades

Com carga emocional forte, a série de dramaturgia Condor investe em um drama amazônico repleto de nuances que sugerem uma jornada interestelar da protagonista. Mergulhada nos sonhos do seu mundo dos livros e em pensamentos diversos, a jovem Gabriela (Anne Beatriz) viaja no tempo e descobre novas realidades possíveis do multiverso. O elenco traz a atriz gaúcha Manuela do Monte como a cigana Pilar.

Briela trabalha com a mãe Elizete (Adriana Cruz) no ateliê de costura da família que fica em uma pequena casa na Condor, bairro periférico da capital Belém. Ela sonha em viajar para longe, e por isso está sempre imersa em livros e ideias sobre outros mundos de contos de ficção científica. Ela compartilha suas aspirações com a amiga Diana (Joyce Cursino) e também se envolve com amores.

Ao receber uma carta do pai que nunca conheceu, Briela decide colocar em prática um plano para juntar dinheiro para fazer uma viagem cruzando a América do Sul, rumo a Montevidéu. Enquanto se confronta com resistências em casa, a jovem também se debruça em diários sobre sua própria história, como se a vida dela também fosse uma obra de ficção científica.

Apesar da rotina corrida, como no dia em que elas precisam refazer o figurino de rouxinol dourado para um espetáculo, Briela tem novos planos, vindos de sentimentos acumulados e metáforas que encontra nos livros que tanto lê. Talvez ela mesma queira se tornar o pássaro, o condor, e voar para bem longe daquela Amazônia urbana.


Valorização do conteúdo independente

A série Condor é apresentada pela TV Brasil às sextas no horário de 23h, com horário alternativo durante a madrugada, a partir das 4h30. A produção é um dos conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Prodav TVs Públicas.

TV Brasil é um dos canais que mais exibe conteúdo independente nacional. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações dessa natureza no mercado audiovisual do país, a emissora estimula novos realizadores.


Sobre o Prodav

O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente.

A proposta é ofertar esse conteúdo para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todos os canais de televisão do campo público que aderirem ao projeto.

TV Brasil exibe final da série Condor, produção independente de dramaturgia do Pará TV Brasil exibe final da série Condor, produção independente de dramaturgia do Pará Reviewed by Portal TV e Streaming on fevereiro 06, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.