Superdotados são retratados no ‘Profissão Repórter’

Foto: Globo/Divulgação

Os superdotados são pessoas que nascem com uma forma diferente de ver o mundo, de receber os estímulos e processar as informações. No Brasil, a Organização Mundial de Saúde estima que eles sejam mais de quatro milhões. O ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 25,conta histórias de pessoas com habilidade acima da média e mostra os desafios que este cenário traz para as suas famílias.

Os repórteres Irion Martins e Chico Bahia visitam o NAAHS (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação), em São Luís, no Maranhão, uma das poucas políticas públicas brasileiras voltadas para crianças e jovens com altas habilidades. Como Emanoel Raonny, que possui uma energia incontrolável e, assim que entende o conteúdo proposto pela escola e a lógica dos exercícios, perde o foco e se distrai. O comportamento chamou a atenção dos professores, que logo perceberam suas altas habilidades. A escola então encaminhou o aluno ao Núcleo, onde ele e outros jovens têm acesso a atividades e acompanhamentos em áreas como história, robótica, xadrez, literatura, poesia, dança e artes visuais. João Gabriel, de 15 anos, também desenvolve suas habilidades no NAAHS: “Quando entrei na sala de desenho e vi todo o material disponível, meus olhos brilharam”, conta ele. João tem um talento especial para o desenho. Mas após as atividades no Núcleo, ele vai trabalhar em uma barraca de coco na praia para ajudar com as contas de casa. “Desenhar é tudo para mim. Se não fosse o Núcleo, não teria muita perspectiva. Mas quando eu desenho, eu posso sonhar”, afirma o jovem.

Já Brayan Moreira, de 13 anos, e Maria Fernanda Cardenas, de 12, se preparam para um grande desafio: conquistar uma das 60 vagas no Alpha Lumen, projeto-escola sem fins lucrativos em São José dos Campos, interior de São Paulo, voltado para alunos com superdotação e altas habilidades. Os dois já venceram a etapa online e agora precisam enfrentar uma prova presencial, uma dinâmica em grupo e, por fim, uma entrevista decisiva com investidores que podem garantir suas bolsas de estudo. Para a dupla, essa é a única chance de acesso a uma educação diferenciada. A equipe de reportagem acompanhou de perto os esforços dos dois candidatos na busca por essa oportunidade que pode transformar seus futuros.

Um diagnóstico de superdotação pode realmente provocar muitas mudanças na rotina das famílias. É o que a repórter Danielle Zampollo mostra ao acompanhar a história da advogada Adelita Carvalho e seus três filhos. Os quatro foram diagnosticados como superdotados. As crianças menores têm dificuldade para se adaptar à escola e estudam em casa, enquanto o mais velho, que constrói navios e drones desde pequeno, hoje cursa Engenharia.

O ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 25, vai ao ar logo depois do ‘Big Brother Brasil’.
Superdotados são retratados no ‘Profissão Repórter’ Superdotados são retratados no ‘Profissão Repórter’ Reviewed by Portal TV e Streaming on fevereiro 24, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.