(Divulgação/SBT)
Neste domingo, 09 de fevereiro, o “SBT Agro” vai mostrar como é a criação de avestruzes. A ave, de origem africana, tem se tornado uma ótima opção de renda para produtores rurais de várias regiões do país, já que a rentabilidade é alta pelo aproveitamento integral, sendo possível comercializar a carne, o couro, os ovos e as plumas das aves. A reportagem conhece um criador do interior do Paraná que tem até uma fábrica de bolsas e calçados para aproveitar o couro das aves. Os produtos têm clientes fiéis em várias regiões do Brasil e começam a conquistar mercado fora do país.
Uma reportagem especial vai mostrar uma iniciativa que está unindo empresas, prefeituras e produtores rurais para tentar reverter a degradação das áreas mais atingidas do Cerrado brasileiro. Segundo maior bioma do país, ele tem sido muito afetado por causa do desmatamento e das queimadas. Apenas entre janeiro e agosto do ano passado, o fogo consumiu 4 milhões de hectares de vegetação. O cerrado cobre 25% do território nacional e é a origem das nascentes de oito das 12 bacias hidrográficas mais importantes do país. O projeto já plantou 68 mil árvores e envolve várias ações para proteger as nascentes dos rios e o recuperar este importante ecossistema.
O programa também foi conhecer uma criação de rãs em Tremembé, cidade que fica a 130 quilômetros de São Paulo. A propriedade trabalha há seis anos com a rã-touro-americana e tem obtido bons resultados. Os animais são de fácil manejo e têm desenvolvimento rápido: entre os seis e os sete meses, elas atingem o peso ideal para o abate. O negócio pode gerar uma boa renda, principalmente para as pequenas propriedades, já que a carne de rã é leve, saborosa, com baixo teor de gordura e bem valorizada.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.