(Divulgação/SBT)
O “SBT Agro” deste domingo (16) mostra como está a colheita da maçã em Santa Catarina, estado que mais produz a fruta no Brasil. Em São Joaquim, os pomares estão carregados e, os produtores, otimistas pela safra, que deve ser maior e melhor que a do ano passado. O programa mostra que a expectativa é chegar a 900 mil toneladas de maçãs até o final da colheita, 200 mil a mais que no ciclo anterior. O público também vai entender o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novas variedades da fruta, que tem sido fundamental para o avanço da produção. Neste ano, a Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – finalizou o desenvolvimento de uma planta resistente à sarna da maçã, praga que mais causa danos aos pomares da região. Depois de 30 anos de estudos e melhoramentos, a variedade finalmente vai ser distribuída para os produtores catarinenses.
Após o preço do café ter subido de forma assustadora nos últimos 12 meses, a reportagem da atração vai até o sul de Minas Gerais, a maior região produtora de café do Brasil, para mostrar como estão as lavouras neste momento. A alta é consequência direta dos danos que a longa estiagem do ano passado causou aos cafezais brasileiros. A formação irregular dos grãos e os diferentes níveis de desenvolvimento das plantas preocupa parte dos agricultores. Estas alterações devem diminuir a produção e encarecer a colheita, o que pode fazer o preço do café subir ainda mais nos próximos meses.
A partir do mês de março, os ovos vendidos a granel, ou seja, aqueles que são comercializados soltos, deverão ter uma impressão na própria casca. A nova regra garante que o consumidor dos ovos vendidos fora das tradicionais bandejas e caixas tenha acesso às mesmas informações de quem compra o produto nestas embalagens. Nas impressões das cascas deverão constar a data de validade e o número de registro do produtor. O SBT Agro vai mostrar como os produtores se preparam para a mudança e como é o processo de impressão dos ovos.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.