Saiba mais sobre Um Completo Desconhecido, novo filme da Searchlight Pictures protagonizado por Timothée Chalamet que conta sobre a vida e os sucessos de Bob Dylan
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=uWWFUprlQto
Bob Dylan como você nunca viu! O novo filme da Searchlight Pictures, Um Completo Desconhecido, já tem data de estreia no Brasil: 27 de fevereiro. Escrito e dirigido por James Mangold, o longa estrelado por Timothée Chalamet é uma cinebiografia da vida de Dylan e conta com oito indicações nas principais categorias do Oscar®.
Confira, abaixo, mais informações sobre Um Completo Desconhecido.
O que podemos esperar do filme?
O enredo do filme é ambientado no vibrante cenário musical nova-iorquino do início dos anos 60, em meio a uma agitação cultural, quando um enigmático jovem de 19 anos de Minnesota chega ao West Village com seu violão e um talento revolucionário, destinado a mudar o curso da música americana. Enquanto estabelece seus relacionamentos mais íntimos durante sua ascensão à fama, ele fica insatisfeito com o movimento folk e, recusando-se a ser limitado, toma uma decisão controversa que repercute culturalmente em todo o mundo.
Um Completo Desconhecido apresenta a emocionante história real por trás da ascensão de um dos cantores e compositores mais icônicos da história, que não apenas transformou seu som, mas também provocou uma revolução na cultura popular.
As verdadeiras estrelas
Estrelado por Chalamet, Um Completo Desconhecido coleciona indicações ao Oscar® por seu elenco e direção. Além do protagonista – que recebeu sua segunda indicação ao Prêmio da Academia como Melhor Ator e solta a voz no filme cantando as músicas de Bob Dylan, Edward Norton e Monica Barbaro também concorrem nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente. Edward interpreta o músico Pete Seeger, enquanto Monica é Joan Baez.
A talentosa Elle Fanning e nomes como Boyd Holbrook, Dan Fogler, Will Harrison, Norbert Leo Butz e Scoot McNairy completam o elenco, dando vida à personagens que marcaram a cena musical de Nova York nos anos 60.
Por trás das câmeras, o aclamado cineasta James Mangold é responsável pela direção e roteiro do filme, e concorre também ao Oscar® 2025 nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção.
A musa que inspirou grandes sucessos
Suze Rotolo foi muito mais do que apenas a namorada de Bob Dylan. Durante seus três anos de relacionamento, entre 1961 e 1964, ela se tornou sua musa inspiradora, influenciando profundamente sua música e visão de mundo. A imagem icônica da capa do álbum The Freewheelin Bob Dylan, com o casal de braços dados em um dia frio de inverno em Nova York, se tornou um símbolo da contracultura dos anos 60.
Além de ser uma figura central nas canções de amor de Dylan, como Don't Think Twice, It's All Right e Boots of Spanish Leather, Rotolo também desempenhou um papel importante na conscientização política do cantor. Como uma jovem artista e ativista engajada em causas sociais, ela o introduziu ao mundo da política radical, expandindo seus horizontes e moldando suas letras, que passaram a abordar temas mais amplos e engajados.
Em Um Completo Desconhecido, a atriz Elle Fanning da vida à Sylvie Russo, personagem criada e inspirada em Suze, que homenageia a importância da jovem na história de Dylan.
Inspirado em um livro
Baseado no livro Dylan Goes Electric!, de Elijah Wald, Um Completo Desconhecido revisita um dos momentos mais emblemáticos da música do século XX: a apresentação de Bob Dylan no Newport Folk Festival em 1965. Neste dia, ao introduzir guitarras elétricas em uma arena dominada por puristas do folk, Dylan não apenas chocou uma plateia acostumada ao seu estilo acústico, mas também marcou o nascimento do rock como a voz de uma nova geração.
No livro, Wald explora como essa performance simbolizou uma ruptura com as tradições musicais da época e lançou as bases para a evolução do rock como um gênero que transcende as fronteiras do entretenimento, tornando-se um veículo de expressão cultural e política.
Um Completo Desconhecido chega aos cinemas em 27 de fevereiro.