|
Nesta sexta-feira (28/2), o Opinião entra no clima do Carnaval, com Rita Lisauskas, a partir das 20h30, na TV Cultura. O programa fala da história e efeito da maior festa popular no Brasil, por meio de questionamentos sobre qual o impacto social, a importância do samba para os desfiles e como as mulheres vêm conquistando, cada vez mais, espaços que antes eram exclusivos dos homens nesse contexto.
Neste ano, 12 escolas irão brilhar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, marcando 93 anos desde que o Brasil testemunhou, pela primeira vez, um desfile oficial de escolas de samba. Trinta e seis anos depois, em 1968, foi a vez de São Paulo receber oficialmente esse espetáculo, na Avenida São João, embora pequenos desfiles já ocorressem em bairros da capital paulista desde a década de 1930. Hoje, a terra da garoa conta com 14 escolas de samba no Grupo Especial, que iluminam duas noites no Sambódromo do Anhembi.
Para falar sobre "o maior espetáculo da Terra", Rita Lisauskas recebe o radialista e pesquisador Moisés da Rocha, apresentador e produtor do programa O Samba Pede Passagem, da Rádio USP, e a antropóloga Kelly Adriano de Oliveira, professora doutora em Ciências Sociais. Ela conversa também, de maneira remota, com a cantora e intérprete de sambas-enredo Ledjane Motta, sobre o papel que as mulheres ocupam nas escolas de samba.