Nise da Silveira 120 anos: episódio da série ‘Cientista Brasileiros’ no Curta! e CurtaOn celebra cientista pioneira
Nise da Silveira é uma das cinco personalidades retratadas na série ‘Cientistas Brasileiros’ (Crédito: Divulgação/Curta!)
Para celebrar o nascimento, há 120 anos, da psiquiatra brasileira Nise da Silveira, o canal Curta! exibe o episódio que leva o seu nome na série ‘Cientistas Brasileiros’. A exibição será no sábado, 15, às 22h30, data em que ela faria aniversário. Com cinco capítulos, a série conta a trajetória de importantes cientistas brasileiros e suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, e pode ser assistida no CurtaOn - clube de documentários -, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma (www.curtaon.com.br).
Nise nasceu em Maceió, nas Alagoas, no dia 15 de fevereiro de 1905, e se tornou reconhecida e exaltada no mundo todo pela sua contribuição à medicina e pelas suas abordagens humanitárias que revolucionaram a psiquiatria. Única mulher de sua turma na Faculdade de Medicina da Bahia, ela foi pioneira em sua área. Trabalhou no Hospital Psiquiátrico de Engenho de Dentro, onde criou o Museu de Imagens do Inconsciente, que abriga obras de arte criadas por pacientes, e ajudou a promover a cura de muitas pessoas que sofriam de doenças mentais a partir de trabalhos com as artes.
Viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e com produção da Kinopus Audiovisual, ‘Cientistas Brasileiros’ apresenta, em cinco episódios de 52 minutos, cinco nomes do passado e do presente. Além de Nise, estão Bartolomeu de Gusmão, Oswaldo Cruz, Rosaly Lopes e Marcelo Gleiser. Ao resgatar a história da ciência brasileira, a série situa sua importância em um contexto internacional. Embora as descobertas científicas e suas aplicações tecnológicas sejam fascinantes, muitas vezes a figura do cientista é vista como algo distante e inatingível. A produção tem roteiro e direção de Rodrigo Grota.
O episódio dedicado a Bartolomeu de Gusmão (1685-1724) destaca seu reconhecimento como um dos pioneiros da aeronáutica. Ele criou o modelo de balão chamado Passarola em 1709, que se tornou um dos primeiros protótipos do dirigível. Sua invenção foi tão revolucionária que atraiu a atenção da Inquisição, que o perseguiu até sua morte prematura. O capítulo sobre Oswaldo Cruz (1872-1917) aborda seu legado na luta contra doenças tropicais no Brasil. O médico e sanitarista liderou a campanha de erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro no início do século XX, um feito que salvou milhares de vidas.
A geóloga planetária Rosaly Lopes (1957), uma das principais especialistas em vulcanologia da NASA. Ela tem mais de 30 anos de experiência em pesquisa e exploração de vulcões em todo o mundo e autora de mais de 200 artigos científicos, contribuindo significativamente para o estudo dos processos geológicos em outros planetas. Já o físico teórico Marcelo Gleiser (1959) é pesquisador renomado cujo trabalho se concentra em torno da natureza do tempo e do espaço, com importantes contribuições para a teoria quântica de campos e física de partículas elementares. Autor de vários livros sobre ciência e filosofia, Gleiser já recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti em 1998 e o Prêmio Templeton em 2019.
O CurtaOn – Clube de Documentários é o streaming do Curta!, disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos assinantes no site oficial e no Prime Video Channels têm direito a sete dias de degustação gratuita. O catálogo é formado por centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.