“Não existe felicidade, mas a busca por ela é imperativa”, diz Leandro Karnal na estreia do novo CNN Sinais Vitais
Novo formato de Sinais Vitais inclui episódios em parques, clubes, hospitais e maternidades; na foto, da esq. para a dir., o historiador Leandro Karnal, o cardiologista Roberto Kalil e o filósofo Mario Cortella (Foto: Divulgação/CNN Brasil)
A grande diferença das novas gerações para as de nossos avós e bisavós é a percepção de que todos merecem ser felizes. A avaliação é do historiador Leandro Karnal, um dos convidados do Dr. Roberto Kalil na estreia do novo formato do “CNN Sinais Vitais”. Ao lado do filósofo Mario Sergio Cortella, eles debateram qualidade de vida em um passeio no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Veja imagens em tinyurl.com/SinaisVitais-epi1.
“Nós temos hoje uma longevidade que nunca tivemos”, diz Karnal, destacando casos como os da ilha japonesa de Okinawa e da cidade californiana de Loma Linda, onde a expectativa de vida chega a 87 anos. A questão, segundo ele, é “o que vamos fazer com essa vida que se apresenta à nossa frente?”. Ele cita uma pesquisa indicando que a receita para viver bem estaria em uma combinação de genética, bons hábitos e amizades sólidas.
A sociedade contemporânea, no entanto, tem à frente desafios que dificultam colocar essa receita em prática. “Eu acho que a gente tem, em larga escala, uma sociedade que é ruidosa, que posta tudo o que puder, que vive em voz alta, mas que ao mesmo tempo tem uma forma de incomunicação que é muito grande. Estar com outras pessoas hoje é algo que nos faz falta”, diz Cortella.
Os dois convidados concordam que, na era dos milhares de seguidores nas redes sociais, devemos cultivar poucos amigos para que possamos ter tempo de nos dedicar a eles. “Minha recomendação prática para quem nos acompanha é: não tenha muitos amigos porque não dá para cuidar”, diz Karnal “Temos várias dificuldades, mas nós temos também os instrumentos para sair disso: um conhecimento mais avançado, uma capacidade mais forte de usar a tecnologia de um modo bom”, afirmou Cortella.
Serviço
Sinais Vitais – CNN Brasil
Aos sábados, às 19h30 (horário de Brasília)
Na TV: Canal 577 nas principais operadoras, como Claro, Sky, Vivo e Oi
No YouTube: youtube.com/c/CNNBrasil