Jornalismo do SBT faz cobertura especial sobre os três anos da intensificação da guerra entre Ucrânia e Rússia
(Divulgação/SBT)
O Jornalismo do SBT preparou uma cobertura especial para marcar os três anos da invasão em larga escala da Ucrânia, que intensificou o conflito com a Rússia. O correspondente na Europa, Sérgio Utsch, que esteve nove vezes na Ucrânia e entrevistou o presidente Volodymyr Zelensky em 2023, apresenta um documentário inédito sobre a guerra.
Intitulado "Ucrânia – Histórias da Guerra", o material traz relatos impactantes de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo conflito. Entre as histórias, Utsch visita uma escola que funciona em um bunker e acompanha o treinamento de soldados ucranianos próximo ao front na região de Donetsk, território anexado por Moscou. A edição do documentário é assinada por Thiago Ferreira e Emerson Terim.
Como parte da cobertura especial, o programa Mapa Mundi, transmitido no canal do SBT News no YouTube, entrevistou ao vivo um soldado brasileiro que luta na linha de frente do conflito. Com parte do rosto coberto, o militar, que tem 17 anos de experiência, compartilhou sua rotina nas trincheiras: "Tento não pensar muito nas consequências, tomar um tiro, acabar morrendo... É o meu trabalho, minha profissão."
No sábado, o SBT Brasil aprofundou essa história, e nesta segunda-feira (24), exibe uma cobertura completa sobre o impacto da guerra no Brasil e no mundo.
O documentário "Ucrânia – Histórias da Guerra" já está disponível no portal www.sbtnews.com.br.