Canal Brasil tem maratona especial de carnaval entre os dias 1º e 5 de março

Cena do curta-metragem “O Carnaval de Rua é Festa do Povo”, de Armando Praça, que estreia no Canal Brasil. Foto: Divulgação

A partir deste sábado (1º) e nos dias 3 e 4 de março, o Canal Brasil traz para sua programação uma maratona de filmes e documentários musicais para celebrar uma das principais festas populares do Brasil. O canal também exibe a faixa Curta na Tela - Carnaval com dez curtas-metragens dirigidos pelo cineasta Alexandre Iglesias sobre a história do carnaval nos dias 1º, 3, 4 e 5 de março.

No primeiro especial, serão exibidos, no sábado, dia 1/03, os documentários musicais “Alcione - O Samba é Primo do Jazz”, de Angela Zoé, cinebiografia de uma das maiores intérpretes brasileiras do samba; “Fevereiros”, de Marcio Debellian, que mostra as preparações da escola de samba Mangueira, vencedora em 2016 com um enredo em homenagem à Maria Bethânia e, ao mesmo tempo, acompanha a cantora nas festas populares da Bahia; “Mangueira em 2 Tempos”, de Ana Maria Magalhães, que revisita um grupo de moradores de favelas do Rio de Janeiro, após 30 anos, retratados no vídeo “Mangueira do Amanhã”, escola de samba mirim. Neste dia, o especial apresenta também os curtas-metragens “Rainha” e “Alfazema”, de Sabrina Fidalgo.

Na segunda, 3/03, “Adoniran, Meu Nome é João Rubinato”, de Pedro Serrano, conta a história da vida pessoal de Adoniran Barbosa, um dos principais sambistas de São Paulo; os longas-metragens “Carnaval Atlântida”, de José Carlos Burle, uma paródia sobre o mito da Helena de Tróia; “Egili - Rainha Retinta No Carnaval”, de Caroline Reucker, sobre Egili Oliveira, primeira rainha de bateria da Acadêmicos de Vigário Geral consagrada aos 42 anos; e o curta-metragem inédito “O Carnaval de Rua é Festa do Povo”, de Armando Praça.

Na terça de carnaval, 4/03, o especial exibe “O Mistério do Samba”, de Lula Buarque e Carolina Jabor, documentário que mostra o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela através de uma pesquisa da cantora Marisa Monte; “Ó Paí, Ó”, de Monique Gardenberg, que acompanha a vida de moradores de um cortiço em Salvador; e o longa “De Você Fiz Meu Samba”, de Isabel Nascimento Silva, que documenta a rotina de viúvas de cinco grandes nomes do samba carioca da década de 1960 em diante, além de suas histórias de amor e memórias.

A faixa Curta na Tela - Carnaval apresenta, no dia 1/03, os curtas-metragens de Alexandre Iglesias “Memória do Samba” e “Madrinhas do Carnaval”; no dia 3/03, “Segunda”“Em Cima da Hora” e “Clube do Samba”; no dia 4/03, “Encontro de Gerações” e “Bateria Nota 10”; e no dia 5/03, “Samba São Paulo” e “Samba Enredo”. Suas produções contam a história do carnaval e resgatam depoimentos de personalidades que fizeram ou fazem parte da história deste patrimônio cultural.


Especial de Carnaval

Dias e horários: Sábado, segunda e terça, de 1/03, 3/03 e 4/03, a partir das 15h00

Sábado, 1/03

Alcione - O Samba É Primo do Jazz (2020) (70’)

Horário: Sábado, 1/03, às 15h

Classificação: 12 anos

Direção: Angela Zoé

Sinopse: Conheça a trajetória da cantora Alcione, a Marrom, a partir de suas referências artísticas e suingue inconfundível, o início no mundo da música e o vínculo com família e amigos.

Fevereiros (2019) (73’)

Horário: Sábado, 1/03, às 16h10

Classificação: Livre

Direção: Marcio Debellian

Sinopse: O filme faz uma relação entre a participação de Maria Bethânia no desfile da Mangueira em sua homenagem, em 2016, e as comemorações de Nossa Senhora da Purificação – festa da qual participa, todos os anos, em sua cidade natal, Santo Amaro (BA). Através dessa conexão Rio-Bahia, o documentário desvenda características aparentemente antagônicas presentes na personalidade de Bethania: candomblé e catolicismo, sexualidade e religião, sagrado e profano, festa e fé. O filme conta com depoimentos de Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira (carnavalesco da Mangueira), Luiz Antonio Simas (historiador), Mabel Velloso (poeta) e Squel Jorgea (porta-bandeira da Mangueira).

Mangueira em 2 tempos (2019) (90ʼ)

Horário: Sábado, 1/03, às 17h25

Classificação: 12 anos

Direção: Ana Maria Magalhães

Sinopse: ​Depois de quase trinta anos, o filme revisita amigos de infância retratados no vídeo Mangueira do amanhã, sobre a escola de samba mirim. Suas histórias revelam as circunstâncias brutais da vida dos moradores das favelas do Rio de Janeiro, mas também seus surpreendentes destinos. Mestre Wesley se inspira na musicalidade local para realizar a carreira de percussionista. A narrativa de sua trajetória explora a conexão entre samba e funk, ritmos marcados pelas batidas em dois tempos, e propõe o diálogo entre o jazz e a percussão da Mangueira.​

Rainha (2016) (30’)

Horário: Sábado, 1/03, às 19h

Classificação: 12 anos

Direção: Sabrina Fidalgo

Sinopse: Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade; porém, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas.

Alfazema (2019) (24’)

Horário: Sábado, 1/03, às 19h35

Classificação: 14 anos

Direção: Sabrina Fidalgo

Sinopse: Alfazema é um curta-metragem brasileiro de comédia, escrito e dirigido por Sabrina Fidalgo e vencedor de prêmios no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e no Festival de Brasília. Ao longo de 24 minutos, o curta traz a personagem Flaviana (Shirley Cruz) que, durante o carnaval, precisa enfrentar um difícil dilema: como se livrar de um casinho da noite passada que se recusa a sair de seu chuveiro? O elenco do curta também conta com Bruna Linzmeyer, Elisa Lucinda, Victor Albuquerque e Bianca Joy Porte.

Segunda, 3/03

Adoniran, Meu Nome É João Rubinato (2018) (92’)

Horário: Segunda, 3/03, às 15h15

Classificação: 12 anos

Direção: Pedro Serrano

Sinopse: Adoniran Barbosa carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. Descubra um personagem multifacetado, que retratou a sua São Paulo em canções e personagens de rádio.

Carnaval Atlântida (1952) (95’)

Horário: Segunda, 3/03, às 16h50

Classificação: 18 anos

Direção: José Carlos Burle

Sinopse: O produtor de cinema Cecílio B. de Milho pretende filmar um épico sobre Helena de Tróia, enquanto alguns membros da equipe preferem transformá-lo em uma comédia musical.

Egili - Rainha Retinta no Carnaval (2023) (80ʼ)

Horário: Segunda, 3/03, às 18h20

Classificação: Livre

Direção: Caroline Reucker

Sinopse: O documentário acompanha a sambista Egili Oliveira enquanto se prepara para o carnaval de 2022 no Rio de Janeiro. Integrante da segunda divisão do carnaval carioca (série Ouro), Egili enfrenta uma jornada desafiadora para se tornar, aos 42 anos, a rainha de bateria da Acadêmicos de Vigário Geral. Ao mesmo tempo, ela enfrenta os desafios de ser uma mulher negra na sociedade brasileira.

O Carnaval de Rua é Festa do Povo (2023) (15’) - Inédito

Horário: Segunda, 3/03, às 19h45

Classificação: 18 anos

Direção: Uilton Oliveira

Sinopse: Pula Roleta é um bloco clandestino no Rio de Janeiro que surgiu na esteira da luta pelo transporte público gratuito na cidade. Neste curta, sua história é contada por alguns participantes e organizadores do bloco.

Terça, 4/03

O Mistério do Samba (2008) (88’)

Horário: Terça, 4/03, às 15h

Classificação: Livre

Direção: Lula Buarque e Carolina Jabor

Sinopse: A história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela, incluindo entrevistas com sambistas e músicas que povoam o imaginário popular. Participações de Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola.

Ó Paí, Ó (2008) (98’)

Horário: Terça, 4/03, às 16h30

Classificação: 14 anos

Direção: Monique Gardenberg

Sinopse: Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza). Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d'água faz com que o aspirante a cantor Roque (Lázaro Ramos); o motorista de táxi Reginaldo (Érico Brás) e sua esposa Maria (Valdinéia Soriano); o travesti Yolanda (Lyu Arisson), amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda (Cássia Vale); o homossexual dono de bar Neuzão (Tânia Tôko) e sua sensual sobrinha Rosa (Emanuelle Araújo); Carmen (Auristela Sá), que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene (Dira Paes), irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana (Rejane Maia), de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.

De Você Eu Fiz Meu Samba (2022) (72ʼ)

Horário: Terça, 4/03, às 18h10

Direção: Isabel Nascimento Silva

Classificação: 12 anos

Sinopse: De Você Fiz Meu Samba acompanha a rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca que em um trabalho invisível se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira. Defendendo uma história feminina sobre a cultura nacional, o documentário trabalha num limite tênue entre o quanto elas foram parceiras importantes nas carreiras desses grandes sambistas e o quanto renunciaram à própria vida para viver o sonho do outro.

Curta na Tela - Carnaval

Dias e horários: Sábado, segunda, terça e quarta, 1/03, 3/03, 4/03 e 5/03, a partir das 14h

1/03 - Sábado

Memória do Samba (2008) (25’)

Madrinhas do Carnaval (2006) (25’)

3/03 - Segunda

Em Cima da Hora (2007) (25’)

Clube do Samba (2008) (25’)

4/03 - Terça

Encontro de Gerações (2009) (25’)

Bateria Nota 10 (2009) (25’)

5/03 - Quarta

Samba São Paulo (2007) (25’)

Samba Enredo (2007) (25’)

Canal Brasil tem maratona especial de carnaval entre os dias 1º e 5 de março Canal Brasil tem maratona especial de carnaval entre os dias 1º e 5 de março Revisado por Portal TV e Streaming em fevereiro 27, 2025 Classificação: 5
Tecnologia do Blogger.