Canal Brasil exibe maratona com filmes exibidos e premiados no Festival de Berlim

“Central do Brasil”, de Walter Salles; “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro; “Infantaria”, de Laís Santos Araújo; “Os Últimos Dias de Gilda”, de Gustavo Pizzi. Fotos: Divulgação

Neste domingo, 9 de fevereiro, a partir das 12h, o Canal Brasil traz para sua programação uma maratona de filmes exibidos e premiados nas edições anteriores do Festival Internacional de Cinema de Berlim, evento que acontece entre os dias 13 e 23 de fevereiro, na Alemanha.

Serão exibidos onze longas-metragens no canal: “Os Fuzis”, de Ruy Guerra (Urso de Prata de Melhor Direção, em 1964); “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral (Urso de Prata de Melhor Atriz para Marcélia Cartaxo, 1986); “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro (premiado com o Teddy Award e o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema, FIPRESCI Prize, como Melhor Filme da mostra Panorama); “THF - Aeroporto Central”, de Karim Aïnouz (Amnesty International Film Prize, 2018); “Central do Brasil”, de Walter Salles (Urso de Ouro, 1998).

Também faz parte da programação a coprodução do Canal Brasil “Divino Amor”, de Gabriel Mascaro (Mostra Panorama, 2019), assim como “Greta”, de Armando Praça (indicado ao Teddy Award, 2019); “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor (Urso de Prata de Melhor Direção); “Tinta Bruta”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (ganhou o Teddy Award, 2018); “Todos os Mortos”, de Marco Dutra e Caetano Gotardo (indicado ao Urso de Ouro da mostra principal, 2020); e “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho (recebeu os prêmios FIPRESCI e Interfilm do Fórum de Cinema Jovem, 1985).

A Maratona Festival de Berlim apresenta o curta-metragem “Infantaria”, de Laís Santos Araújo (Prêmio do Júri de Melhor Curta-Metragem na mostra Generation 14Plus), além da série “Os Últimos Dias de Gilda”, de Gustavo Pizzi (Mostra Berlinale Series).


Filmes brasileiros na 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim

Na edição de 2025, dez produções brasileiras marcam presença no festival: os longas-metragens “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro (concorre ao Urso de Ouro, mostra competitiva principal); “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, coprodução entre Brasil e Argentina, (Berlinale Special, mostra não-competitiva); “Ato Noturno”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher (Panorama, mostra competitiva); os curtas-metragens “Arame Farpado”, de Gustavo de Carvalho; “Atardecer en América”, de Matías Rojas Valencia, coprodução entre Brasil, Chile e Colômbia; a série “De Menor”, de Caru Alves de Souza; o documentário “Hora do Recreio”, de Lucia Murat; e o longa “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo (Generation, mostra competitiva). De Cuba, Brasil e Haiti, também participa do Festival de Berlim o curta-metragem “Anba dlo”, de Luiza Calagian e Rosa Caldeira (Berlinale Shorts, mostra competitiva); e o média-metragem “Cartas do Absurdo”, de Gabraz Sanna (Forum Expanded, mostra competitiva).


Maratona Festival de Berlim

Horário: Domingo, dia 9/02, a partir das 12h

Os Fuzis (1965) (120’) 

Horário: Domingo, dia 9/02, às 12h

Classificação: 14 anos

Direção: Ruy Guerra

Sinopse: Ano de 1963, policiais chegam a uma cidade pobre do Nordeste brasileiro para impedir que a população saqueie um depósito de alimentos. Em meio a um cenário desolador, os policiais ficam chocados com a negligência do governo que, ao invés de mandar alimentos para os moradores famintos, manda soldados.

A Hora da Estrela (1985) (96’)

Horário: Domingo, dia 9/02, às 13h30

Classificação: 12 anos

Direção: Suzana Amaral

Sinopse: Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) (94ʼ)

Horário: Domingo, dia 9/02, às 15h10

Classificação: 12 anos

Direção: Daniel Ribeiro

Sinopse: Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com sua melhor amiga, Giovana, e sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel.

THF - Aeroporto Central (2018) (100’)

Horário: Domingo, dia 9/02, às 16h45

Classificação: 12 anos

Direção: Karim Aïnouz

Sinopse: Um jovem refugiado sírio, Ibrahim, vive por um ano em um dos hangares do aeroporto de Tempelhof, na capital alemã. O local, construído durante o período nazista, abriga hoje milhares de refugiados que tentam buscar asilo na Alemanha.

Central do Brasil (1998) (108’)

Horário: Domingo, dia 9/02, às 18h20

Classificação: 12 anos

Direção: Walter Salles

Sinopse: Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho do pai. Ao sair da estação, ela morre e Dora acolhe a criança, partindo em busca do pai desaparecido.

Infantaria (2022) (24ʼ)

Horário: Domingo, 9/02, às 20h10

Classificação: 14 anos

Direção: Laís Santos Araújo

Sinopse: Em um cenário opulento e exuberante, está sendo realizada uma festa de aniversário. Joana anseia por sua primeira menstruação, seu irmão Dudu anseia por seu pai ausente, enquanto Verbena está desafiadoramente procurando uma saída.

Os Últimos Dias de Gilda (2020)

Horário: Domingo, 9/02, às 20h35 

Classificação: 16 anos

Direção: Gustavo Pizzi 

Sinopse: Gilda é uma mulher livre, no mais amplo sentido da palavra. Tanto desapego e independência incomoda a vizinhança, principalmente a esposa de um pastor com aspirações eleitorais. Baseada na obra de Rodrigo Roure, a série dirigida por Gustavo Pizzi caminha por temas como o conservadorismo e a aliança entre a religião e o poder público.

Divino Amor (2019) (101’)

Horário: Domingo, 9/02, às 22h35 

Classificação: 18 anos

Direção: Gabriel Mascaro

Sinopse: Uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.

Greta (2019) (97’) 

Horário: Segunda, 10/02, à 0h15

Classificação: 18 anos

Direção: Armando Praça 

Sinopse: Pedro é um enfermeiro de 70 anos que trabalha em um hospital público de Fortaleza. Sua melhor amiga é Daniela, artista transexual que enfrenta graves problemas de saúde. Quando ela precisa ser internada, mas não encontra leito disponível, Pedro sequestra um paciente recém-chegado, Jean, e o abriga em sua casa. Inicialmente, o enfermeiro tem medo do rapaz agressivo, que se esconde da polícia por ter assassinado um homem a facadas. Depois, nasce entre eles uma relação de cumplicidade e afeto.

Toda Nudez Será Castigada (1972) (102’)

Horário: Segunda, 10/02, às 1h50

Classificação: 16 anos

Direção: Arnaldo Jabor

Sinopse: Quando a esposa morre, Herculano promete ao filho não se envolver com nenhuma mulher. Seu irmão Patrício, no entanto, trata de jogá-lo nos braços da prostituta Geni.

Tinta Bruta (2018) (118’)

Horário: Segunda, 10/02, às 3h35

Classificação: 18 anos

Direção: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon

Sinopse: Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

Todos os Mortos (2020) (118’)

Horário: Segunda, 10/02, às 5h35

Classificação: 14 anos

Direção: Marco Dutra e Caetano Gotardo

Sinopse: 1899. As irmãs Soares, da aristocracia paulista, entram em ruínas com a abolição da escravidão. Ao mesmo tempo, a família Nascimento vive numa sociedade sem lugar para negros libertos. 

Cabra Marcado para Morrer (1984) (119ʼ)

Horário: Segunda, 10/02, às 7h35

Classificação: 12 anos

Direção: Eduardo Coutinho

Sinopse: No anos 60, um camponês é assassinado e sua história, contada num filme. Com o golpe de 1964, a filmagem foi interrompida. 17 anos depois, o diretor retoma questões adormecidas.

Canal Brasil exibe maratona com filmes exibidos e premiados no Festival de Berlim Canal Brasil exibe maratona com filmes exibidos e premiados no Festival de Berlim Reviewed by Portal TV e Streaming on fevereiro 07, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.