Vladimir Carvalho recebe homenagem do Canal Brasil no dia em que completaria 90 anos

Cenas do Cinejornal; “Quando A Coisa Vira Outra”, de Marcio de Andrade; “O País de São Saruê” e “Rock Brasília – Era de Ouro”, de Vladimir Carvalho. Fotos: Divulgação

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o cineasta e documentarista paraibano Vladimir Carvalho (1935-2024) completaria 90 anos. O Canal Brasil abre espaço na sua programação para relembrar as produções e falas de um dos grandes profissionais de cinema do país que buscava retratar as diversas faces da política e história nacionais.

Serão exibidos os programas “Retratos Brasileiros: Vladimir Carvalho: Um Olhar Solidário”, de Walter Carvalho, e o “Cinejornal: Vladimir Carvalho”, apresentado por Simone Zuccolotto; a série “Cineastas do Real: Vladimir Carvalho”, com Amir Labaki; e os longas-metragens “Quando A Coisa Vira Outra”, de Marcio de Andrade; “O País de São SaruꔓGiocondo Dias - Ilustre Clandestino” e “Rock Brasília – Era de Ouro”, de Vladimir Carvalho.

Em “Retratos Brasileiros: Vladimir Carvalho: Um Olhar Solidário”, Walter Carvalho mostra um retrato original da vida de seu irmão por meio de entrevistas com ensaístas, críticos, curadores, cineastas, fotógrafos como Jean-Claude Bernardet, José Carlos Avellar e Fernando Duarte. No “Cinejornal: Vladimir Carvalho”, Simone Zuccolotto visita o vasto acervo de equipamentos históricos do diretor que passa por diversas fases do cinema brasileiro.

No longa-metragem “Quando A Coisa Vira Outra”, a trama percorre os filmes mais importantes realizados por Vladimir Carvalho e mostra como suas ideias surgiram. Em “O País de São Saruê”, Vladimir Carvalho retrata as condições das secas constantes na região de Rio do Peixe, na Paraíba, e reflete sobre as relações do homem com a natureza em meio à luta contra a seca no sertão nordestino. Já no documentário “Giocondo Dias - Ilustre Clandestino”, Vladimir conta sobre a vida do líder comunista baiano que dá nome ao filme.

A Maratona Vladimir Carvalho também exibe o longa-metragem do cineasta “Rock Brasília – Era de Ouro”, que conta a história do rock de Brasília nos anos 1980 durante a ditadura militar. O documentário conta com diversos músicos, familiares e personalidades como Renato Russo, Herbert Vianna, Caetano Veloso, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.


Maratona Vladimir Carvalho

Horário: Sexta, dia 31/01, a partir das 17h30

Retratos Brasileiros: Vladimir Carvalho: Um Olhar Solidário (2007) (30’)

Horário: Sexta, dia 31/01, às 17h30

Classificação indicativa: Livre

Direção: Walter Carvalho

Sinopse: A vida e a obra do documentarista paraibano ganham as telas em uma homenagem dirigida por seu irmão, o fotógrafo Walter Carvalho. O documentário recorre a cineastas e críticos de cinema para analisar as mais importantes produções assinadas por Vladimir – filmes que Carlos Alberto Mattos prefere chamar de “óperas documentais”.

Quando A Coisa Vira Outra (2022) (94’)

Horário: Sexta, dia 31/01, às 18h

Classificação indicativa: 12 anos

Direção: Marcio de Andrade

Sinopse: O Cinema da Desigualdade de Vladimir Carvalho marcou a trajetória do documentarista ao longo de décadas de atividade. Considerado um dos mais importantes documentaristas brasileiros em atividade, com suas imagens influenciou o surgimento do Cinema Novo e do novo documentário brasileiro anos depois. Quando a Coisa Vira Outra percorre os mais importantes filmes realizados por Vladimir, que revela de onde surgem as ideias para mostrar a verdadeira realidade de um país.

Cinejornal: Vladimir Carvalho (2024) (25’)

Horário: Sexta, dia 31/01, às 19h30

Classificação indicativa: Livre

Apresentação: Simone Zuccolotto

Sinopse: Vladimir Carvalho abriu seu vasto acervo de equipamentos históricos do cinema brasileiro. Desde a moviola usada por Glauber Rocha até lentes, câmeras, cartas e cartazes que acumulam histórias incríveis de todas as fases do nosso cinema. O cineasta comenta a próxima etapa desta conservação, quando o acervo será destinado a um lugar especial para que todos possam visitar. O anúncio foi feito pela secretária de audiovisual Joelma Gonzaga no palco do Cine Brasília, durante o 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

O País de São Saruê (1971) (80’)

Horário: Sexta, dia 31/01, às 20h

Classificação indicativa: Livre

Direção: Vladimir Carvalho

Sinopse: Documentário sobre uma região do Nordeste do Brasil, situada em área sujeita a severa seca, e a evolução de suas atividades econômicas.

Giocondo Dias - Ilustre Clandestino (2019) (90’)

Horário: Sexta, dia 31/01, às 21h25

Direção: Vladimir Carvalho

Sinopse: Conheça a vida do líder comunista baiano Giocondo Dias, o militante de esquerda que viveu dois terços de sua vida na clandestinidade e liderou o partido PCB como secretário-geral.

Rock Brasília – Era de Ouro (2011) (111’)

Horário: Sexta, dia 31/01, às 23h

Classificação indicativa: 12 anos

Direção: Vladimir Carvalho

Sinopse: A história dos jovens de Brasília que liderados por Renato Russo, depois de uma longa caminhada e muitos obstáculos, veem seu sonho se realizar, com o sucesso de suas bandas.

Cineastas do Real: Vladimir Carvalho (2014) (25’)

Horário: Sábado, dia 01/02, à 0h55 - Temporada 1 - Episódio 1

Classificação indicativa: Livre

Apresentação: Amir Labaki

Sinopse: Amir Labaki entrevista os mais importantes e premiados documentaristas brasileiros, realizando uma imersão em suas obras para investigar suas motivações e inspirações.

Vladimir Carvalho recebe homenagem do Canal Brasil no dia em que completaria 90 anos Vladimir Carvalho recebe homenagem do Canal Brasil no dia em que completaria 90 anos Reviewed by Portal TV e Streaming on janeiro 29, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.