Foto: Divulgação/Assessoria
A primeira edição do ano do “Terra da Padroeira”, da TV Aparecida, está repleta de boas atrações. Neste domingo (5/1), às 9h, Kleber Oliveira, Tonho Prado e Menino da Porteira recebem no palco estrelas da música como o grupo Folia de Reis Estrela de Ouro.
As folias são manifestações culturais e religiosas que, em grupo, organizam-se a partir de sua devoção aos santos. E o Folia de Reis Estrela de Ouro de Itapecerica (MG), Centro-Oeste de Minas Gerais, é uma das mais famosas do Brasil. Luiz Otaviano Araújo é o fundador do coletivo que conta com mais de 20 integrantes. Seguindo a tradição Cristã, dia 6 de janeiro é o Dia de Reis e, para celebrar a data, as folias trazem suas manifestações culturais, repletas de música, danças e adereços, consideradas patrimônios culturais de Minas.
Também participa do programa a dupla Raiz e Sertão, formada por Luís César Dolzan, o Raiz, que é de Salete (SC), e Jorge Padilha dos Santos, o Sertão, de Verê (PR). O duo está junto desde 2004 e, desde então, seguem cantando e tocando músicas de autoria própria e de compositores parceiros, as quais valorizam a música sertaneja raiz e expõem todo o sentimento que têm pelas coisas simples do campo e da vida.
Outra atração é a dupla Pedro Paulo e Paulo Vitor, irmãos mineiros que cultivam a paixão pela música sertaneja desde sempre. Eles têm influência e incentivo do pai, que pertenceu à dupla Cassiano e Cassianinho e, por esse motivo, na época, foram chamados pelos amigos de “Cássio e Cacildo”. A história do duo com a música começou quando passaram a cantar em festas e barzinhos, e também a participar de festivais de música sertaneja, vencendo por duas vezes a Violeira Rose Abrão de Barretos e vários outros. Gravaram o primeiro CD em 1997 e, a partir do segundo, mudaram o nome da dupla para Pedro Paulo e Paulo Vitor. Em 2017, lançaram o primeiro DVD intitulado “É Nóis no DVD”.
Mogiano e Mogianinho dão seguimento às apresentações desta semana. Em 1957, por incentivo da família e amigos, surgiu a dupla "Irmãos Moreno" (José dos Santos Moreno e João Cleto). Como eram naturais de Mogi-Mirim, interior do estado de São Paulo, adotaram o nome artístico de "Mogiano e Mogianinho". Ao longo da carreira gravaram 10 discos, e ainda um CD em "Tributo a Tonico e Tinoco", relembrando os grandes sucessos da dupla. Algumas das músicas de seu repertório com grande êxito são: “Dois Morenos”, “A caminho do sucesso” e “Minha Terra”.
“Terra da Padroeira”, domingo, às 9h