Sem Censura, da TV Brasil, celebra 40 anos e estreia temporada de verão em Salvador com Ivete Sangalo

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em comemoração aos 40 anos do Sem Censura, que estreou na telinha em 1985, a TV Brasil lança uma temporada de verão do programa na Bahia entre os dias 20 e 31 de janeiro. A produção é exibida ao vivo, de segunda a sexta, a partir das 16h, com duas horas de duração.

A cantora Ivete Sangalo é a primeira convidada da atração apresentada por Cissa Guimarães, que será transmitida direto do Cineteatro 2 de Julho, em Salvador, em parceria com a TVE Bahia. A novidade integra uma série de especiais para celebrar o aniversário da tradicional roda de conversa da emissora pública.

A primeira edição do bate-papo na capital baiana nesta segunda (20), às 16h, ainda tem a participação de Márcio Victor, vocalista da banda Psirico, e da jornalista Maíra Azevedo, influenciadora digital conhecida nas redes sociais como Tia Má. O jornalista Murilo Ribeiro, o Muka, será o debatedor na mesa do programa.

As atrações do Sem Censura na terça (21) são a atriz Nanda Costa, a percussionista Lan Lanh e a cantora Jussara Silveira. Cissa Guimarães recebe o músico Carlinhos Brown, a cantora Sarajane e a empresária Monique Evelle no programa de quarta (22).

As edições especiais do Sem Censura coincidem com os 40 anos do axé music. Por isso, o programa da TV Brasil ainda vai ter entrevistas exclusivas com personalidades como a diva Daniela Mercury, os veteranos Armandinho MacedoGerônimo Santana e Vovô do Ilê, além da cantora Mariene de Castro.

Os grupos É o Tchan, TimbaladaOlodum e a banda Mel, com os cantores Márcia Short e Robson Morais, são outras atrações musicais confirmadas na sequência temática de quatro décadas do tradicional bate-papo vespertino da televisão.

Outro destaque da temporada do Sem Censura na capital baiana é a presença de plateia para acompanhar as entrevistas e performances dos artistas. O formato do programa segue a dinâmica atual com atrações musicais e bate-papo descontraído com debatedores e vários convidados especiais.

O time de debatedores em Salvador reúne a atriz e apresentadora, Luana Xavier; a jornalista cultural e radialista, Fabiane Pereira; e o jornalista e influenciador digital, Murilo Ribeiro, o Muka. Eles se revezam durante essas dez edições da produção do canal público na Bahia.

O programa pode ser acompanhado no app TV Brasil Play, no YouTube da emissora e em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura também tem horário alternativo na telinha, mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.


Inovação com presença de plateia

Cissa Guimarães está animada para a estreia. "As expectativas são grandes para iniciar as comemorações de 40 anos do Sem Censura em Salvador. Vamos trazer algumas das atrações do Festival de Verão para dentro do programa e mostrar para o país todo na TV Brasil. A grande novidade é a presença de plateia. Estou mesmo bem animada. O público pode esperar muita alegria, cultura e informação boa", conta.

Diretor geral da atração, Bruno Barros reforça esse entusiasmo. "É muito especial dar o pontapé inicial das comemorações dos 40 anos do Sem Censura na Bahia, um estado que tem uma riqueza cultural e diversidade que refletem perfeitamente o espírito do programa ao longo dessas quatro décadas", explica.

A presença do público é uma das inovações dessa leva de edições. "Será a primeira vez que o programa vai ter plateia e esse elemento novo muda bastante a dinâmica. A reação imediata vai enriquecer as conversas e trazer um feedback instantâneo do que funciona e do que não funciona", avalia Bruno Barros.

A apresentadora revela a emoção de conduzir as entrevistas nessa fase. "Eu me sinto honrada de estar à frente da bancada do Sem Censura nessa marca histórica de 40 anos. Fico feliz em participar desse programa e, junto com toda a equipe, levar o melhor para o público. O Sem Censura é uma produção de prestígio, que sempre esteve preocupado com cultura, arte, informação e serviço de qualidade", ressalta Cissa Guimarães.

"O Sem Censura é um dos programas mais tradicionais da TV Brasil, teve importância na redemocratização do país e agora vive um novo momento, juntamente com a EBC", afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima. "Essa temporada de verão na Bahia é uma ótima comemoração e certamente será um marco para o programa e para a TV Brasil", completa.


Histórico de grandes apresentadoras

Sem Censura faz parte da programação da TV Brasil desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TV Educativa do Rio de Janeiro com Tetê Muniz como apresentadora. A produção ficou mais conhecido com o rosto de Leda Nagle na bancada, que apresentou o programa de 1996 a 2016. A atração promovia debates sobre temas variados e era diária, passando a ser semanal desde 2021, e retornou repaginada em 2024 com Cissa Guimarães como titular. 

Idealizado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima no período da reabertura política, o Sem Censura também foi apresentado por profissionais como Gilsse Campos, Lúcia Leme, Claudia Cruz, Beth Camarão, Marcia Peltier, Liliana Rodriguez, Eliana Monteiro, Carla Ramos, Vera Barroso e Marina Machado.


Retorno do programa

Clássico da televisão brasileira, o Sem Censura reestreou na grade do canal público há quase um ano, em fevereiro de 2024. Sob apresentação de Cissa Guimarães, o programa tem novos quadros, debatedores, entrevistas e participações musicais.

A produção resgatou pontos clássicos como a bancada em formato semicírculo, mas de forma repaginada, com a apresentadora ao centro. A trilha sonora que marcou as tardes está em um ritmo mais popular. A identidade visual também foi reformulada, com elementos mais jovens e conectados ao universo digital.


Debatedores e mais cultura

O Sem Censura trouxe de volta no ano passado a presença dos debatedores fixos, que se revezam a cada edição. A produção reúne nomes como o carnavalesco Milton Cunha; o jornalista André Curvello, os atores Hugo Bonemer e Fernando Caruso; a comediante Dadá Coelho; o diretor de cinema e teatro, Rodrigo França; a atriz e apresentadora, Luana Xavier; a psicóloga Tatiana Paranaguá; o educador Social Jota Marques; e a jornalista cultural e radialista, Fabiane Pereira.

Eles se alternam na atração com outros profissionais que trabalham na emissora como a jornalista e apresentadora Katy Navarro, que já comandou o programa em outras oportunidades; a cantora, jornalista e também apresentadora de atrações musicais da TV Brasil, Bia Aparecida; e o jornalista e influenciador digital, Murilo Ribeiro, o Muka.

Com direção geral de Bruno Barros, que também já esteve na apresentação do Sem Censura em outras temporadas, o programa retoma a vocação de ser um espaço de divulgação da produção cultural brasileira e referência para novos artistas.

Todas as sextas-feiras, o Sem Censura reúne atrações musicais que se apresentam no palco e fazem um tributo a grandes personalidades. Simone, Sandra Sá, Gal Costa, Beth Carvalho e Elis Regina foram algumas das estrelas homenageadas. A direção artística do programa é de Leila Maia.

O Sem Censura tem exibição simultânea pelo YouTube da emissora (youtube.com/tvbrasil) e pelo aplicativo TV Brasil Play (http://tvbrasilplay.com.br). O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

A interatividade está presente com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

Sem Censura, da TV Brasil, celebra 40 anos e estreia temporada de verão em Salvador com Ivete Sangalo Sem Censura, da TV Brasil, celebra 40 anos e estreia temporada de verão em Salvador com Ivete Sangalo Reviewed by Pablo on janeiro 17, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.