(Divulgação/SBT)
No “SBT Agro” deste domingo, 02 de fevereiro, a reportagem do programa visita uma propriedade que cria mini-cabras e mini-horses para mostrar como é o comportamento e o manejo destes animais pequeninos e dóceis, que conquistam os corações de adultos e crianças. O público vai ver como o mercado brasileiro de pets tem crescido acima dos 10% nos últimos anos e gerado oportunidades para vários setores. De acordo com uma pesquisa feita no ano passado pela Quaest Pesquisa, mais de 70% dos brasileiros têm um bichinho de estimação, sendo a maioria A maioria cães e gatos, mas também outros animais considerados não convencionais. Entre eles, estão os mini-animais rurais, espécies que encantam pela beleza, exigem menos espaço e são fáceis de cuidar.
A atração também fala sobre a época da colheita nos parreirais da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. O estado, que responde por mais da metade da produção nacional de uvas, espera que a safra seja 40% maior do que em 2024. Com o tempo mais seco durante a maturação das frutas, são geradas uvas mais doces e com mais qualidade, estimulando a produção de vinhos, sucos, doces e outros produtos. A Vindima, como é conhecido o período de safra, também atrai visitantes de todo o país e estimula o turismo na região.
Tem ainda uma matéria sobre o plantio da segunda safra do biênio 2024/2025. O ciclo, que no passado era conhecido como “safrinha”, hoje apresenta produção maior do que a primeira devido aos avanços tecnológicos. O espectador vai entender como a pesquisa e o planejamento são importantes para garantir que a produtividade não caia, por exemplo, no Triângulo Mineiro, onde o milho e o sorgo são os destaques. Já nas propriedades onde a colheita da soja ainda não começou, os produtores mostram o preparo para o plantio das novas culturas, de olho no solo e na escolha certa das sementes e híbridos para assegurar bons resultados.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.