(Divulgação/SBT)
O “SBT Agro” deste domingo (26) vai mostrar como as chuvas das últimas semanas têm ajudado os cafeicultores do sul de Minas Gerais, região que mais produz café no mundo. Além de favorecer a recuperação dos cafezais atingidos pela seca do ano passado, o período chuvoso é ideal para o plantio de novas lavouras. O programa conta como as principais regiões produtoras do país enfrentaram quase seis meses sem chuvas significativas e, agora, a expectativa é de que as chuvas regulares melhorem a produtividade da próxima safra. Em algumas propriedades, o plantio de novas lavouras está a todo vapor, um trabalho que exige muito cuidado e um bom planejamento para garantir o sucesso do cultivo.
Depois de praticamente desaparecer dos supermercados, o leite vendido em saquinhos está de volta. O espectador vai entender por que algumas empresas decidiram retomar a produção, apostando que o preço menor pode atrair o consumidor. Desde a popularização das embalagens cartonadas, a comercialização do leite passou a ser feita quase que exclusivamente em caixinhas. Apesar de aumentar o prazo de validade, a ultrapasteurização a que o produto é submetido neste processo elimina bactérias benéficas à saúde humana. A reportagem do programa também conhece uma cooperativa que mantém a tradição de produzir leite embalado em saquinhos, que dura menos, mas é mais saudável.
Cinco azeites de oliva produzidos na região da Serra da Mantiqueira, que fica entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão na lista dos melhores do mundo. Eles entraram na edição 2025 do mais importante guia de azeites da Europa, o Flos Olei. O “SBT Agro” conhece a propriedade responsável pelo azeite que conseguiu a nota mais alta dos avaliadores e vai até Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, mostrando que ele está apenas na quarta safra de azeitonas, mas já coleciona 86 prêmios internacionais.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.