(Divulgação/SBT)
O “SBT Agro” deste domingo, 19 de janeiro, vai mostrar como está a colheita do feijão do paraná neste começo de ano. O estado é o maior produtor do grão do país e mais de 70% da safra já foi retirada do campo. O programa mostra como alguns produtores estão apostando em uma tecnologia que se desenvolveu nas últimas décadas e que promete revolucionar a produção no campo: os bioinsumos. Os produtos, elaborados a partir da decomposição de matéria orgânica, são aplicados pouco antes do plantio e a prática tem melhorado a qualidade do solo e gerado plantas com raízes mais profundas, o que aumenta produção e melhora a qualidade do feijão.
O público vai entender como os danos provocados pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, no ano passado, ainda preocupam muitos dos agricultores afetados. Parte dos produtores de uvas da serra gaúcha trabalham para recuperar os parreirais destruídos pela chuva e alguns projetos recuperação podem custar até R$ 1 milhão. O trabalho começa por uma análise do solo que em muitas áreas perdeu a camada mais fértil, que foi arrastada pelas fortes enxurradas no período mais intenso das chuvas. A matéria explica que o processo de recuperação é lento e pode demorar até cinco anos para que a produção volte ao normal.
Uma reportagem especial também vai mostrar com uma família do interior de São Paulo criou um negócio de sucesso para evitar o desperdício de leite. Com três vacas da raça Jersey e após um curso de queijos para aproveitar o excedente, eles criaram queijos que conquistaram os consumidores da região, tendo que ampliar o rebanho, investir em tecnologia e no bem-estar dos animais. Hoje, a propriedade da família produz 400 litros de leite por dia e, além de movimentar a economia da cidade com a venda de laticínios, o negócio tem recebido visitas de empresários até do exterior pra aprender os segredos de tanto sucesso.
O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.