O ano já começa com uma ótima novidade: a partir da próxima segunda-feira, 13 de janeiro, estreiam no Canal Futura os programas produzidos pela MultiRio. Temas diversos como lendas brasileiras, preservação ambiental, trabalho infantil, ciências, educação e cultura vão levar o público a uma viagem pelo conhecimento. Afinal, esses programas abordam desde o compartilhamento de boas práticas em sala de aula que podem ser implementadas em escolas de todo o país, e até mesmo desenhos animados narrados por renomados atores nacionais.
Com a veiculação no canal, o objetivo é ampliar o acesso do público a conteúdos educacionais de alta qualidade. A Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, e a MultiRio, - Empresa Pública de Mídia e Educação, firmaram um acordo de cooperação técnica para intercâmbio de produções audiovisuais e conteúdos educativos. A ideia foi unir esforços para aumentar a oferta de ações nas áreas de educação e cultura, com possibilidade de compartilhar, ampliar o alcance e a distribuição de produções audiovisuais e conteúdos educativo-culturais das instituições, beneficiando o desenvolvimento integral de estudantes, professores e a sociedade. Premissas básicas presentes na atuação das duas instituições, que têm um histórico consolidado na criação e desenvolvimento de ações educacionais e incentivo ao lançamento de programas para as mais diferentes telas.
A presidente da MultiRio, Maíra Moraes reforça a importância de expandir a presença dos conteúdos produzidos pela empresa na programação do Futura. "A MultiRio conta com um acervo de mais de 10 mil títulos, um material que tem transformado a vida de educadores e estudantes há mais de 30 anos. Nossa missão é que essa transformação digital nos processos pedagógicos impacte ainda mais crianças e adolescentes. Esta parceria com o Canal Futura vai ser muito importante nesse processo", finaliza.
“O Canal Futura e a MultiRio são iniciativas relevantes para o território do Rio de Janeiro, quando pensamos em produção e distribuição de conteúdo e materiais educacionais. Ambos contam com uma jornada importante de promoção da Educação Midiática, cada vez mais importante para a cidadania atual. Atuando juntos, vamos fortalecer as inciativas que buscam melhorar a educação pública na cidade do Rio de Janeiro", destaca João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.
Como e onde assistir
Aproveitando o período de férias escolares, a programação infantil será a primeira a entrar na grade do Futura. Os programas estreiam no dia 13 de janeiro, com exibição a partir das 9h, de segunda a sexta, e todos os conteúdos estão disponíveis no Globoplay – onde o Canal Futura tem toda a sua programação de forma gratuita. Após as estreias, os programas serão exibidos de forma intercalada na programação: a partir do dia 23/1, sempre às quintas 8h30 (reprises sáb 7h15 e domingo 8h).
Parceria conta ainda com formação de professores e cursos para os alunos
A parceria prevê ainda a disponibilização de cursos do Futura e da co.liga - a escola de economia criativa da Fundação Roberto Marinho - para estudantes e professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que aderiram ao projeto Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede -, criada e implementada pela Multirio, iniciativa que incentiva e dá visibilidade às ações e aos trabalhos de jornalismo estudantil realizados na rede de educação da capital fluminense.
Serão ofertados para formação dos professores dois cursos do Futura com foco na produção audiovisual e cidadania digital em sala de aula. Já para os estudantes, os cursos da co.liga vão estimular a inclusão produtiva das juventudes, com formações nas áreas de fotografia, design e multimídia, além enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para desenvolver a cidadania e a melhoria da qualidade da educação na capital do Rio.