MUBI apresenta pôster e trailer do premiado no BIFA Grand Theft Hamlet

Cortesia MUBI

ASSISTA AO TRAILER AQUI


Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI traz o documentário premiado e sucesso de festivais Grand Theft Hamlet com exclusividade para a plataforma em todo o mundo, em data a ser anunciada, após lançamentos nos cinemas do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Vencedor de dois British Independent Film Awards, nas categorias Melhor Diretor Estreante - Documentário (premiação para os diretores Pinny Grylls e Sam Crane) e do Raindance Maverick Award, que celebra cineastas ousados, criativos e inovadores, o filme também foi pré-selecionado para Estreia Excepcional de um Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico no EE Bafta Film Awards 2025.

Aclamado como "Uma ideia brilhante, brilhantemente executada; hilária, surreal e... genuinamente emocionante" em uma crítica de 5 estrelas do The Guardian, "O documentário mais engraçado do ano" pela Time Out, "Uma homenagem inesperadamente comovente e genuinamente revolucionária à resistência da arte" pela Empire e "Divertidamente perverso" pelo The Standard, Grand Theft Hamlet conta a história de dois atores desempregados que tentam a tarefa aparentemente impossível de montar uma produção completa de Hamlet, de William Shakespeare, no  mundo ultraviolento de Grand Theft Auto, filmado inteiramente dentro do jogo.

Após sua estreia mundial no SXSW 2024 (vencedor do Documentary Feature Jury Award), o filme, escrito e dirigido por Pinny Grylls (vencedora do BFI & Chanel Luminous Gala Filmmaker Award 2024), e Sam Crane teve uma bem-sucedida trajetória em festivais internacionais. Foi exibido em seleções oficiais de festivais, como Hot Docs 2024, CPH:DOX 2024, BFI London Film Festival (incluindo exibição em IMAX), Visions du Réel 2024, Melbourne International Film Festival 2024, Cambridge Film Festival 2024, Leeds Film Festival 2024, e no DMZ Docs da Coreia em 2024, onde ganhou o Grand Prize na competição Frontier. Também foi apresentado no Festival de Cinema de Sitges na Espanha (vencedor de Melhor Documentário), no Vancouver International Film Festival (vencedor do Spectrum Audience Award), no Hamptons International Film Festival, onde participou da Competição, e no Philadelphia Film Festival, em que  recebeu uma Menção Honrosa. O filme também foi pré-selecionado para o Audience Choice Award do Cinema Eye Honors.


Sinopse

Janeiro de 2021. O Reino Unido está em seu terceiro lockdown e todos os espaços de entretenimento permanecem fechados. Para os atores de teatro Sam Crane e Mark Oosterveen, o futuro parece sombrio. À medida que a pandemia se arrasta, Mark — solteiro e sem filhos — se sente cada vez mais isolado socialmente, enquanto Sam entra em pânico sobre como vai sustentar sua jovem família. Eles passam os dias no mundo digital online de Grand Theft Auto e, ao se depararem com um teatro dentro do jogo, têm uma ideia: montar uma produção completa de Hamlet dentro do game.

A esposa de Sam, a cineasta documental Pinny, entra no jogo também, como uma avatar de cineasta, para registrar a jornada deles. O  filme acompanha a aventura ridícula, hilária e comovente da dupla enquanto  enfrentam jogadores violentos (griefers) e descobrem verdades surpreendentes sobre a vida, a amizade e o poder duradouro de Shakespeare.


Grand Theft Hamlet foi financiado pelo BFI Doc Society Fund, com recursos da National Lottery, além de Park Pictures, Altitude e Spark Features. Produzido por Julia Ton, da Project 1961, e Rebecca Wolff, da Grasp The Nettle. Os produtores executivos do filme são Beth Levison (Hazel Pictures), Harlene Freezer (Capstone Entertainment LLC), Sam Bisbee, Cody Ryder e Jackie Kelman Bisbee (Park Pictures), Eric Kuhn (Folk Media Group), Sam Crane, Hannah Bush Bailey e Shanida Scotland (BFI Doc Society), Robina Riccitello, Josh Peters (Spark Features), além de Andy Mayson, Will Clarke e Mike Runagall, da Altitude. O projeto também tem apoio do Moving Image Trust e do NY Community Trust - Nola Safro Fund.

A Altitude é responsável pelos direitos de vendas internacionais do filme.


Sobre a equipe

Pinny Grylls – Codiretora

Em 2024, Pinny Grylls venceu o BFI Chanel Filmmaker Award por seu longa-metragem de estreia, Grand Theft Hamlet, codirigido com seu parceiro Sam Crane. O documentário, filmado inteiramente dentro do jogo Grand Theft Auto, ganhou o SXSW Jury Award de Melhor Documentário, dois prêmios BIFA e está na pré-seleção para um BAFTA. O BFI está apoiando seu segundo longa-metragem, Hear My Voice, sobre um garoto que aspira ser cantor de ópera e sua relação com seu pai surdo. 

O curta-metragem documental de estreia de Pinny, Peter and Ben, estreou no IDFA e recebeu prêmios nos festivais de Aspen, LSFF e SXSW. Ela também produziu curtas-documentários para o Channel 4, BBC, The Guardian, National Theatre e Royal Opera House. Pinny, que é surda/deficiente auditiva, mora em Hackney, no leste de Londres.

Sam Crane – Codiretor

Sam é um cineasta, artista de vídeo e ator premiado.

Seu curta-metragem em machinima We Are Such Stuff As Dreams Are Made On ganhou o Critics Choice no Milan Machinima Festival, Melhor Vídeo de Arte no Athens Digital Arts Festival, foi finalista do Lumen Prize e pré-selecionado para o Aesthetica Art Prize.

Sua produção Hamlet in GTA recebeu o The Stage Award for Innovation.

Como ator, Sam foi aclamado pela crítica por suas performances no National Theatre, Shakespeare’s Globe, no West End e na Broadway, colaborando com alguns dos artistas teatrais mais celebrados e influentes do mundo, como Sir Mark Rylance, Katie Mitchell e Robert Icke.

Sam também é um prolífico ator de cinema e televisão, aparecendo em diversas produções amadas e de sucesso nos últimos anos, como Napoleão (Apple), The Crown (Netflix), Transatlantic (Netflix), Van Der Valk (PBS), The Trial of Christine Keeler (BBC), COBRA (Sky), Poldark (BBC), Endeavour (ITV) e Call The Midwife (BBC). Recentemente, concluiu as gravações de The Deal, uma série dramática de seis episódios para Arte/Les Films Pelleas sobre o Acordo Nuclear do Irã.

Sam é candidato ao doutorado na School of Arts and Creative Technologies da Universidade de York, conduzindo pesquisas autoetnográficas sobre práticas de performance em espaços reais e digitais.

Mark Oosterveen – Elenco

Mark é um ator e dublador que vive em Londres. Seu trabalho no teatro no Reino Unido inclui produções no Crucible Theatre (Sheffield), Royal Exchange (Manchester) e nos teatros Lyric, Arcola, Soho e Orange Tree (todos em Londres), além de várias apresentações no Shakespeare's Globe. Ele também se apresentou no Festival de Edimburgo e Off-Broadway no 59E59.

No cinema e na televisão, Mark participou das novelas EastEndersDoctors Casualty (todas da BBC), da terceira temporada de The Girlfriend Experience (Prime Video), do longa-metragem Benediction, de Terence Davies (Netflix), da quinta temporada de Unforgotten (PBS), da recente série de TV Django (Netflix) e da última temporada de Silent Witness (BBC).

Em breve, será visto no novo filme de Guy Ritchie, The Ministry of Ungentlemanly Warfare, na nova minissérie da ITV Suspect: The Shooting of Jean Charles de Menezes, e acaba de concluir as filmagens do novo longa-metragem de Nia DaCosta, Hedda.

Rebecca Wolff – Produtora

A premiada Rebecca Wolff se tornou produtora independente após trabalhar como Chefe de Desenvolvimento em uma produtora vencedora do BAFTA. Ela já produziu diversos curtas e documentários que receberam aclamação internacional no circuito de festivais, sendo exibidos em eventos como Sundance London, SXSW, BFI London Film Festival, entre outros.

Rebecca lidera a Grasp The Nettle Films, uma empresa CE50 (reconhecida pelo Creative England como uma das 50 principais empresas criativas do Reino Unido), especializada em filmes de gênero e documentários. Atualmente, está produzindo outros três documentários, com o apoio do BFI Doc Society, Screen Scotland e marcas parceiras para viabilizá-los.

Além do premiado longa-metragem documental de estreia Grand Theft Hamlet, Rebecca também produziu seu primeiro longa de ficção, The Severed Sun, que estreou recentemente no Fantastic Fest. Com fortes relações com talentos e financiadores, ela está desenvolvendo um portfólio diversificado de projetos de ficção e documentários.

Julia Ton – Produtora

A Project 1961, produtora sediada em Londres e Amsterdã, é liderada por Julia Ton e é especializada em produções cinematográficas orientadas pelas comunidades, com foco social, buscando oferecer  o controle sobre as histórias contadas sobre elas nas telas.

Julia é uma produtora multipremiada com mais de 15 anos de experiência em ficção, documentários criativos e animação. Ao longo dos anos, ela coordenou mais de uma dúzia de coproduções europeias para empresas como Submarine e Storytellers Film & TV, incluindo os filmes de arte de Peter Greenaway, o documentário vencedor do Emmy sobre o Bellingcat, e o filme de animação de alto nível Benjamin Bat.

Atualmente, Julia e a cineasta Pinny Grylls estão desenvolvendo dois longas de ficção: Hear My Voice, apoiado pelo British Film Institute, Foundation for Future London e muitos apoiadores do Kickstarter, e Signs of Life, apoiado pelo The Uncertain Kingdom. Em 2022, o documentário It’s Raining Women, de Mari Soppela, que também foi produzido por Julia, estreou em Helsinque, Finlândia, e foi vendido para emissoras como ARTE France e YLE, entre outras.

Beth Levison – Produtora Executiva

Beth Levison é uma premiada produtora e diretora que vive em Nova York. Seu trabalho como produtora em The Martha Mitchell Effect (2022) estreou no Sundance, foi lançado na Netflix e recebeu uma indicação ao Oscar® (Melhor Documentário em Curta-Metragem). Seu filme anterior, Storm Lake (Independent Lens, 2022), que ela dirigiu ao lado de Jerry Risius e produziu, foi indicado ao Emmy e ao Peabody, além de ser pré-selecionado pelo IDA como um dos melhores filmes de 2021.

Outros créditos como produtora incluem A Photographic Memory (True/False, 2024), Women in Blue (Independent Lens, 2021), o indicado ao Emmy Personal Statement (PBS, 2018) e 32 Pills (HBO, 2017).

Como produtora executiva, além de Grand Theft Hamlet, Beth trabalhou em My Sweet Land (inscrição oficial da Jordânia ao Oscar® 2025 de Melhor Filme Internacional), With Peter Bradley (Slamdance, 2023) e no curta escrito por John Patrick Shanley, After the Deluge (Middlebury New Filmmakers Festival, 2024).

Seus créditos como produtora consultora incluem Remember This (protagonizado por David Strathairn, PBS, 2023) e Charm Circle (Criterion Channel, 2023).

Beth é fundadora da Hazel Pictures, cofundadora da Documentary Producers Alliance, professora na Sarah Lawrence College e membro da Academia.

Instagram: beth_lev

Site: www.hazelpictures.com

Sam Bisbee – Produtor Executivo

Sam Bisbee é um produtor vencedor do Emmy e indicado ao Independent Spirit e ao Peabody Award, além de ser sócio-fundador da Park Pictures Features. Ao longo da última década, Sam e a Park Pictures produziram o vencedor do Sundance Sloan Award Robot and Frank, o indicado ao Globo de Ouro Infinitely Polar Bear (Sony Pictures Classics), o vencedor do Independent Spirit Award Other People (Netflix), o vencedor do Sundance Audience Award The Sentence (HBO), que posteriormente ganhou o prêmio Primetime Emmy por Mérito Excepcional em Documentários, o filme da Criterion Collection Farewell Amor (IFC), o vencedor do BAFTA Earth Mama (A24/Film4) e, mais recentemente, Daughters, vencedor do prêmio "Festival Favorite" no Sundance 2024.

Harlene Freezer – Produtora Executiva

Harlene Freezer é uma produtora premiada de cinema e teatro. Ela foi produtora executiva do documentário de Nancy Buirski A Crime on the Bayou e produtora colaboradora do documentário de Buirski Desperate SoulsDark City and the Legend of Midnight Cowboy (selecionado para os festivais de cinema de Veneza e Telluride, 2022).

Harlene também coproduziu Remember This, estrelado pelo indicado ao Oscar David Strathairn, que foi exibido no programa Great Performances (2023), e atuou como consultora em Storm Lake (Independent Lens, 2021). Ela foi produtora das produções da Broadway e West End de Frost/Nixon.

Harlene faz parte do conselho consultivo do Hamptons International Film Festival, do conselho da Women in the Arts and Media Coalition, e foi presidente do ramo de Nova York da BAFTA, além de ex-presidente do conselho da NYWIFT.

Eric Kuhn – Produtor Executivo

Eric Kuhn é cofundador e co-CEO da Folk Media Group, uma nova empresa de entretenimento com um braço de produção voltado à criação de obras originais e um braço de investimentos em novas ferramentas que tornam a distribuição de conteúdo mais eficiente. Ele é um produtor de teatro vencedor de três prêmios Tony, pelos musicais A Strange LoopThe Inheritance e Oklahoma!.

Outras produções recentes incluem Accidental Death of an Anarchist e The Unfriend no West End, Shucked Life of Pi na Broadway, e Invasive Species Danny and the Deep Blue Sea off-Broadway. Eric também faz parte do conselho do Lincoln Center Theater e do New York Stage and Film.

Robina Riccitiello e Josh Peters - Coprodutores Executivos

Riccitiello é cofundadora da Spark Features, uma produtora que busca apoiar o trabalho de novas e diversas vozes no cinema, com um foco especial em temas socialmente conscientes. Filmes recentes incluem o estreante no Sundance 2024 DidiPorcelain WarmBlack Box Diaries e o documentário indicado ao Oscar A Still Small Voice.

Hannah Bush Bailey

Hannah Bush Bailey trabalha com uma série de filmes apoiados pelo BFI Doc Society Fund. Como produtora executiva de curtas e longas-metragens, ela oferece apoio tanto na produção quanto na edição. O fundo nacional visa desenvolver contadores de histórias de todas as partes do Reino Unido, apoiando documentários criativos, tanto longos quanto curtos, com ambições culturais e sociais ousadas. Ela tem participado de júris de outros fundos de não-ficção, competições de festivais de cinema e contribui para fóruns, mercados e apresentações no Reino Unido.


Grand Theft Hamlet

Disponível em breve

Um lançamento MUBI

mubi.com

MUBI apresenta pôster e trailer do premiado no BIFA Grand Theft Hamlet MUBI apresenta pôster e trailer do premiado no BIFA Grand Theft Hamlet Reviewed by Pablo on janeiro 17, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.