Canal Brasil exibe maratona de filmes estrelados por Paulo Betti

“Lamarca” e “Doida Demais”, de Sergio Rezende; “Casa da Mãe Joana”, de Hugo Carvana; e “A Sombra da Terra”, de Marcelo Domingues. Fotos: Divulgação

Na próxima terça, 4 de fevereiro, a partir das 19h30, o Canal Brasil abre espaço em sua programação para a maratona Paulo Betti. Serão exibidos os longas-metragens “Lamarca”“Guerra de Canudos”“Doida Demais” e “O Paciente – O Caso Tancredo Neves”, de Sergio Rezende; “Casa da Mãe Joana”, de Hugo Carvana; “Chatô, o Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes; “A Grande Família - O Filme”, de Maurício Farias; e “Infância”, de Domingos Oliveira. O curta-metragem “A Sombra da Terra”, de Marcelo Domingues, também faz parte da maratona.

Em “Lamarca”, Paulo Betti interpreta o ex-capitão do exército brasileiro Carlos Lamarca (1937-1971) que, em meio à ditadura militar, abandona sua família e vida militar para se tornar um guerrilheiro contra o regime ditatorial. Ao lado de José Wilker e Cláudio Abreu, Paulo Betti interpreta o personagem Zé Lucena no filme “Guerra de Canudos”, um pai que junto a outras famílias enfrentam a miséria e a fome do sertão baiano, entre os anos de 1896 a 1897, em meio ao contexto da Guerra de Canudos, e se torna um seguidor de Antônio Conselheiro. Em “Doida Demais”, Gabriel (Paulo Betti) é um piloto de avião de aluguel que presta serviços para Letícia (Vera Fischer), uma falsificadora de quadros. Ambos fogem para Bahia após a descoberta do esquema de fraudes. “O Paciente – O Caso Tancredo Neves” retrata a fase em que Tancredo Neves, na véspera de sua posse como presidente eleito indiretamente, realiza uma cirurgia de emergência, mas problemas posteriores o levam à morte. Paulo Betti atua como o cirurgião gástrico de Tancredo, o Dr. Henrique Walter Pinotti.

Também integram a programação o longa-metragem “Casa da Mãe Joana”, em que PR (Paulo Betti), Juca (José Wilker), Antônio Pedro (Montanha) e Vavá (Pedro Cardoso) são amigos que dividem um apartamento e um deles decide dar um golpe e roubar todo o dinheiro de um assalto a uma joalheria. Em “Chatô, o Rei do Brasil”, Paulo Betti faz o papel de Getúlio Vargas na trama que retrata o império e o declínio do jornalista Assis Chateaubriand (Marco Ricca). Em “A Grande Família - O Filme”, Paulo Betti é Carlinhos, ex-namorado de Nenê (Marieta Severo), que é convidado para um tradicional baile onde conheceu Lineu (Marco Nanini), como forma de provocar o marido por estar estranho com ela. “Infância” é ambientado no Rio de Janeiro da década de 1950. Dona Mocinha (Fernanda Montenegro) é uma matriarca admiradora do jornalista e político Carlos Lacerda (1914-1977) e entre os problemas da família, precisa lidar com o genro Henrique (Paulo Betti), que vendeu dois de seus terrenos sem sua permissão.

A Maratona Paulo Betti também exibe o curta-metragem “A Sombra da Terra”, que conta a história de um homem em situação de rua (Paulo Betti), que acredita carregar uma maldição que o faz sofrer todas as dores do mundo.


Maratona Paulo Betti

Horário: Terça, dia 4/02, a partir das 19h30

A Sombra da Terra (2023) (20')

Horário: Terça, dia 4/02, às 19h30

Classificação: 12 anos

Direção: Marcelo Domingues

Sinopse: Dois personagens distintos que, impactados por tragédias pessoais, romperam com a sociedade. Ela é uma pianista solitária que vive isolada num casarão e ele é um morador de rua que acredita carregar uma maldição que o faz sofrer todas as dores do mundo.

Lamarca (1994) (90’)

Horário: Terça, dia 4/02, às 19h50

Classificação: 14 anos

Direção: Sergio Rezende

Sinopse: Início dos anos 1980. Estela (Clara Gallo) é uma adolescente que vive os conflitos típicos da idade; identidade, amizade e amor. Ela tem um ídolo, o tio Carlos (Caio Blat), jornalista musical que vive nos Estados Unidos. E o maior sonho da menina é visitá-lo na Califórnia, durante as férias. Os planos dela vão por água abaixo, no entanto, quando ela descobre que é ele quem está voltando para o Brasil, magro, debilitado por consequência de uma doença sobre a qual a medicina apenas começava a se debruçar.

Guerra de Canudos (1997) (170’)

Horário: Terça, dia 4/02, às 22h

Classificação: 14 anos

Direção: Sérgio Rezende

Sinopse: O drama de uma família pobre na guerra mais sangrenta da História do Brasil: a Guerra de Canudos.

Doida Demais (1989) (105’)

Horário: Quarta, dia 5/02, à 0h50

Classificação: 18 anos 

Direção: Sergio Rezende

Sinopse: Letícia (Vera Fischer), uma falsificadora de quadros, avisa para Noé (José Wilker), seu cúmplice e amante, que não quer mais fazer este "serviço" e que de agora em diante eles são apenas sócios. Esta posição desagrada Noé, que não quer perdê-la de jeito nenhum. Letícia não queria participar de uma venda feita para um fazendeiro de Mato Grosso, mas mais uma vez Noé conseguiu convencê-la. Ela viajou para fechar negócio mas nem tudo saiu como Noé planejou, pois ela conhece Gabriel (Paulo Betti), o piloto de um avião de aluguel em que ela viajava. Logo ela se envolve com Gabriel, mas os dois passam a ser perseguidos por Noé em uma fuga desesperada.

Casa Da Mãe Joana (2008) (95’)

Horário: Quarta, dia 5/02, às 2h35

Classificação: 14 anos

Direção: Hugo Carvana

Sinopse: Juca (José Wilker), PR (Paulo Betti), Antônio Pedro (Montanha) e Vavá (Pedro Cardoso) são amigos que, vagabundos por ideologia e farristas por natureza, moram juntos em um apartamento. Um dia eles decidem aplicar um golpe em uma joalheria, sendo bem-sucedidos. Só que Vavá foge com o dinheiro e com Laura (Malu Mader), a esposa do joalheiro (Cláudio Marzo). Perseguidos e sem dinheiro, resta a Juca, PR e Montanha fazer o que mais detestam para sobreviver: trabalhar.

Chatô - O Rei Do Brasil (2016) (102’)

Horário: Quarta, dia 5/02, às 4h10

Classificação: 14 anos

Direção: Guilherme Fontes

Sinopse: A história de Assis Chateaubriand, o primeiro magnata da comunicação no Brasil. Devido à sua influência durante o final dos anos 1930 até o início dos anos 1960, ele passou a ser chamado de Cidadão Kane Brasileiro.

A Grande Família: O Filme (2007) (104’)

Horário: Quarta, dia 5/02, às 5h55

Classificação: 10 anos

Direção: Maurício Farias

Sinopse: Lineu (Marco Nanini) sente-se mal após acompanhar o enterro de um colega de trabalho. Atordoado com a morte repentina do amigo, ele decide ir ao médico para fazer exames de rotina e, depois de uma tomografia, os especialistas acusam a existência de uma mancha escura em seu peito. Com medo de abrir o laudo do diagnóstico final, ele prefere não tomar conhecimento do resultado do teste clínico e sai do consultório certo de estar vivendo seus últimos dias. O fiscal sanitário decide esconder seu suposto fim iminente de sua esposa, Nenê (Marieta Severo), e desiste de ir ao baile que frequentam há 40 anos, quando começaram a namorar. Sua atitude, no entanto, gera grande insatisfação em seu cônjuge, e ela provoca o marido convidando Carlinhos (Paulo Betti), seu ex-namorado, para ocupar seu lugar na tradicional noite.

O Paciente – O Caso Tancredo Neves (2020) (110’)

Horário: Quarta, dia 5/02, às 7h40

Classificação: 10 anos

Direção: Sergio Rezende

Sinopse: Os últimos dias da vida de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil, eleito pelo colégio eleitoral no Congresso Nacional, depois da ditadura militar. Toda a expectativa da população brasileira e a doença de Tancredo, que depois de 39 dias de internação, morreu no dia 21 de abril de 1985, nunca sendo empossado.

Infância (2014) (104’)

Horário: Quarta, dia 5/02, às 9h20

Classificação: 14 anos

Direção: Domingos Oliveira

Sinopse: Entre um discurso e outro de Carlos Lacerda contra o governo, Dona Mocinha precisa lidar com os problemas financeiros e pessoais de sua família. Enquanto que sob os olhos de seu neto, o pequeno Rodrigo, a única coisa que importa é descobrir o paradeiro de sua cadelinha.

Canal Brasil exibe maratona de filmes estrelados por Paulo Betti Canal Brasil exibe maratona de filmes estrelados por Paulo Betti Reviewed by Portal TV e Streaming on janeiro 31, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.