O canal Arte1 exibe nesta terça-feira (4), a partir das 23h, o documentário "Ticiano: Para Além das Portas Fechadas". Produzido originalmente pela emissora britânica BBC, o especial traz um olhar único sobre aquelas que são consideradas obras-primas do pintor renascentista Ticiano.
Em 1550, ele recebeu de Felipe II a incumbência de criar seis pinturas. Desfrutando de total liberdade criativa, o artista produziu quadros carregados de erotismo. As pinturas são reconhecidas pelo nível crescente de ousadia, materializando assuntos como amor, morte, paixão, violência, estupro e ciúme.
A produção dá voz a um grupo heterogêneo composto por artistas, curadores, musas e até especialistas em violência. Contextualiza como esses temas são retratados e debate as mudanças de abordagem na sociedade contemporânea.
Outro destaque é o depoimento do diretor da National Gallery, de Londres, Gabriele Finaldi. Durante a pandemia da Covid-19, ele tomou a difícil decisão de fechar as portas da instituição. À época das gravações, em 2020, não havia a certeza de que as obras de Ticiano poderiam ser vistas juntas novamente. A equipe do documentário recebeu, então, a autorização para visitar a exposição e eternizá-la.
"Ticiano: Para Além das Portas Fechadas" tem classificação livre, e a direção é assinada por Matthew Hill.
Ticiano: Para Além das Portas Fechadas
Estreia: Terça-feira (4/2), às 23h
Horários alternativos: 5/2 às 7h30 e 15h | 8/2 às 9h