A voz por trás da fofura: Emanuela Alves revela os desafios de dublar o pequeno Doruk em Força de Mulher
A atriz e dubladora Emanuela Alves é quem dá voz ao fofíssimo Doruk, o filho caçula de Bahar na novela Força de Mulher. Interpretado pelo ator mirim Ali Semi Sefil, o personagem conquistou o público e também a dubladora brasileira, que está no ramo há cinco anos. Para encarar o desafio de dar vida a um menino tão carismático, Emanuela se preparou com muito cuidado.
“Fiz acompanhamento com fonoaudióloga por aproximadamente dois anos, para trabalhar com essas ressonâncias da voz e achar o timbre dos personagens. No caso do Doruk, assisti à cena, vi o jeitinho dele fofo e me encantei. Foi um desafio passar para o público a realidade da atuação de um ator mirim, com essa pureza e inocência da infância. A minha preocupação era conseguir essa fofura na versão brasileira, queria que as pessoas assistissem e também se encantassem com ele”, contou.
Emanuela explicou que mulheres são frequentemente escolhidas para dublar meninos por conta da voz mais adaptável. “Há essa presença de mulheres fazendo crianças, principalmente meninos, porque os homens mudam a voz muito cedo, nem todos conseguem deixá-la mais infantilizada. Já nós mulheres, por termos um timbre médio e agudo, conseguimos”, analisou.
Na mesma novela, Emanuela ainda dublou outra personagem: Julide, mãe de Sarp e avó de Doruk. O curioso é que, em algumas cenas, ela fez as duas vozes conversando! “É até engraçado, porque eu fiz uma voz de menino e outra mais grave para fazer a avó dele. No caso dela, como é uma voz mais grave, a gente faz exercícios vocais para chegar no timbre, e eu tinha mais facilidade do grave para o agudo. Gravava primeiro a Julide e depois o Doruk. A equipe de edição e técnica fazia a mixagem e juntava as vozes”, explicou.
Sobre o sucesso de Doruk, Emanuela se emocionou ao ver o carinho do público. “Já era apaixonada pelo personagem e pela novela na época em que estava dublando, chorei em algumas cenas. Queria que as pessoas vissem, porque é uma novela incrível, linda e que mexe com a gente. Fico muito feliz que o público está gostando e se apaixonou pelo Doruk. Para mim, é muito satisfatório, pois entendo que o meu trabalho está sendo bem recebido”.
Força de Mulher vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na RECORD.
A voz por trás da fofura: Emanuela Alves revela os desafios de dublar o pequeno Doruk em Força de Mulher
Reviewed by Pablo
on
janeiro 10, 2025
Rating: