Foto Nadja Kouchi |
Neste domingo (8/12), a TV Cultura exibe a grande final do Prelúdio, direto do Teatro Cultura Artística, em São Paulo. Consagrado por revelar jovens talentos da música clássica, o programa apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Julio Medaglia anunciará o vencedor da temporada 2024, que ganhará uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria. Vai ao ar a partir das 16h, na tela da Cultura.
Os quatro finalistas que se apresentam na grande final são a soprano Pollyana Santana, 28 anos, de São Paulo, que canta Una voce poco fa, ária da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Rossini; o clarinetista Daniel Bressan, 23 anos, de Itapetininga (SP), que apresenta o Concerto para Clarinete, primeiro movimento, de Wolfgang Amadeus Mozart; o trompista Rafael Xavier, 22 anos, de Salvador (BA), com o Concerto Nº 1 para trompa, primeiro movimento, de Richard Strauss; e o pianista Estêvão Medeiros Gomes, 16 anos, de Serra (ES), tocando o Concerto Nº 5 para piano, terceiro movimento, de Camille Saint-Saëns.
O júri que avaliará os quatro jovens músicos será composto por Eduardo Monteiro, pianista e vice-diretor da ECA – USP e professor de piano; Ligiana Costa, musicóloga especialista em ópera, cantora e diretora; Leandro Karnal, professor, historiador, escritor e apresentador; e Irineu Franco Perpétuo, jornalista, tradutor literário e crítico musical.
Do Prelúdio para o mundo
Desde 2005, o Prelúdio premiou diversos talentos brasileiros. O programa se consagrou por abrir portas do mercado de trabalho para jovens musicistas que, em sua maioria, após participarem do Prelúdio, ingressaram nas principais orquestras nacionais e de inúmeros outros países. Além disso, diversos vencedores e finalistas do programa foram trabalhar em diferentes partes do mundo e estão estudando em grandes escolas.
Entre os jovens talentos estão Cristian Budu, vencedor em 2007, um dos grandes pianistas da atualidade, Tiago Nagel, clarinetista, que ganhou a primeira edição; o violinista Guido Sant’Anna, que foi um dos finalistas do Prelúdio 2014; o pianista Estefan Iatcekiw; e o cantor Bruno Sá, que participaram em 2017. Todos eles estão ocupando lugares de destaque no cenário internacional.
O pianista Felipe Naim, que conquistou o prêmio em 2019, foi para Budapeste, concluiu seu curso na academia húngara e, atualmente, mora na Europa dando aulas e tocando em diversos países. O vencedor de 2022 foi o saxofonista Samuel Alves. Em 2023, o primeiro lugar ficou com o pianista Mattheus Versiani.