Foto Nadja Kouchi |
Neste mês de dezembro, a TV Cultura estreia 15 novas produções em sua programação, incluindo séries, documentários e programas especiais de final de ano. Confira abaixo as novidades:
Dia 2, durante a programação
Estreia o Momento Musical com Marcelo Bratke. Os 30 miniepisódios, de 2 minutos cada, contam histórias e mostram obras musicais de 30 grandes compositores que protagonizaram a formação da música ocidental nos últimos quatro séculos.
Dia 4, às 23h
Começa a exibição da série Brasil, Zil, uma coprodução da TV Cultura e Santa Rita Filmes, criada e apresentada pelo jornalista Miguel de Almeida. A produção traz personalidades brasileiras, como Carlos Nobre, Fabio Jatene, Família Bracher, Bia Lessa, Carla Madeira, Danilo Santos de Miranda – in memorian – e outros expoentes da inteligência brasileira, pensando o futuro do Brasil no século XXI.
Dia 5, às 23h30 e 00h15
Estreia a série Sotaques do Brasil, que apresenta a diversidade da música popular brasileira. Em sete episódios, a produção conta com a participação de 14 artistas oriundos das diferentes regiões do país, abordando uma diversidade de ritmos e realizando um passeio musical em nossa cultura popular. Ética Imortal é um programa mensal, que será exibido sempre na primeira quinta-feira de cada mês, e abordará a ética sob as mais variadas nuances.
Dia 8, às 15h30 e 16h
Vai ao ar a série produzida pela Univesp, Amazônia do Macro ao Micro, que aborda a biodiversidade e as ricas tradições da Amazônia. E no mesmo dia, será exibida a grande final do programa Prelúdio, concurso que revela jovens talentos da música clássica, gravada no Teatro Cultura Artística, em São Paulo.
Dia 11, às 20h30
Vão ao ar os curtas-metragens vencedores da edição brasileira do MegaCities ShortDocs, festival global de documentários em curta-metragem de até quatro minutos. As produções são voltadas para causas sustentáveis e de impacto social nas grandes cidades.
Dia 14, às 22h30
A TV Cultura exibe a apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis, com regência do maestro Isaac Karabtchevsky, realizada no Theatro Municipal de São Paulo, em comemoração aos 55 anos da emissora.
Dias 15 e 22, às 20h
Será exibida, em duas partes, a apresentação da Brasil Jazz Sinfônica com Alceu Valença, no palco do Memorial da América Latina, em São Paulo. O cantor e compositor, ao lado da orquestra, animou o público cantando seus maiores sucessos.
Dia 15, às 22h
Estreia o longa-metragem JK, O Reinventor do Brasil, na faixa Cine Cult. A produção narra a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek, do dia em que ele nasce ao momento de sua morte trágica e jamais esclarecida. Dirigida por Jarbas Agnelli, com roteiro de Fernando Rodrigues e direção geral de Fabio Chateaubriand.
Dia 18, às 20h30
Vai ao ar o documentário Arsenal da Esperança, uma parceria com o Consulado Italiano, encerrando as comemorações dos 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil.
Dia 21, às 22h30
Vai ao ar o documentário 55 Anos da TV Cultura, produzido pela emissora, que relembra os principais momentos da TV Cultura ao longo desses anos.
Por fim, ainda na segunda quinzena do mês, vão ao ar os documentários Brasil Toca Choro, no dia 22, às 23h30; no dia 25, às 16h, o especial do espetáculo A Incrível Viagem do Quintal; e no dia 29, o documentário sobre os 25 Anos da Sala São Paulo, feito pelo Jornalismo da Cultura.