Com o título "Máquina do tempo", o segundo capítulo inédito do seriado de dramaturgia Condor tem destaque na programação da TV Brasil nesta sexta (13), às 23h. A produção independente do Pará exibida na telinha da emissora pública foi desenvolvida por meio do edital Prodav TVs Públicas. O episódio marca o ingresso da atriz gaúcha Manuela do Monte no elenco da trama como a cigana Pilar.
A obra audiovisual acompanha os dilemas de Gabriela (Anne Beatriz), uma jovem que trabalha com a mãe em um ateliê de costura na periferia de Belém. A moça deseja viajar para longe e conhecer o pai. Com direção e roteiro de Roger Elarrat, a série de ficção feita pela produtora Visagem tem 10 capítulos de 26 minutos.
Realismo fantástico
No segundo episódio da trama, a jovem recebe a visita da amiga Diana (Joyce Cursino). Briela revela sua ideia de juntar dinheiro e ir embora. Ela recebeu uma carta do pai que nunca conheceu e decide colocar em prática um plano uma viagem cruzando a América do Sul rumo a Montevidéu para encontra-lo.
Enquanto Diana sonha com um futuro como artista, Briela parece que quer mudar o passado. Elizete (Adriana Cruz) começa a desconfiar das atitudes da filha, mas antes que a confronte, Diana convence Briela a buscar ajuda profissional. As duas vão se consultar com a cigana Pilar (Manuela do Monte). Nenhuma resposta é simples para a jovem que está decidida a ir embora e sem conversar com a mãe.
Com um enredo que mergulha no realismo fantástico e no multiverso, Condor usa da metalinguagem ao explorar o arco narrativo da jovem que vive no universo dos livros. Durante a sessão de cartas, a própria Briela debate com a amiga e a cigana sobre como tomar decisões para encarar essa jornada.
A atração acompanha a odisseia da moça em busca dos seus sonhos após receber uma carta do pai. Briela deseja sair do bairro da periferia de Belém em que trabalha com a mãe em um ateliê de costura. Ela pretende fazer uma viagem que cruza a América do Sul em direção à capital uruguaia, Montevidéu.