DAHOMEY, o cativante e provocativo documentário da diretora franco-senegalesa Mati Diop (Atlantics), já está disponível para streaming na MUBI. Para acompanhar a estreia, a plataforma exibe também o curta-metragem Atlantics (2009), que posteriormente inspirou o longa homônimo de 2019.
Vencedor do Urso de Ouro na Berlinale 2024, DAHOMEY aprofunda perspectivas reais sobre questões que envolvem a apropriação, a autodeterminação e a restituição, e lança um olhar poético sobre uma história raramente discutida.
Ambientado em novembro de 2021, o filme aborda 26 tesouros reais do Reino de Daomé, que, assim como milhares de outros, foram saqueados pelas tropas coloniais da França, em 1892. Enquanto esses artefatos estão prestes a sair da França para retornar ao seu local de origem - atualmente a República do Benim – Diop questiona de que forma eles devem ser recebidos num país que se reinventou em sua ausência. Para oferecer múltiplas perspectivas, utiliza uma narração etérea e imagens de debates entre estudantes da Universidade de Abomey-Calavi.
Ao mesmo tempo, revigorante e instigante, DAHOMEY usa técnicas persuasivas não-tradicionais para contar a história, trazendo com intensidade o passado para o presente, e oferecendo uma conversa comovente, singular e tão fascinante como essencial.
O primeiro longa-metragem de Mati Diop, Atlantics (2019), venceu o Grand Prix na 72ª edição do Festival de Cannes, definindo a diretora como uma das principais figuras no cinema de arte internacional e na nova onda do cinema africano e diaspórico. Seu estilo nômade, lírico e político atravessa fronteiras entre gêneros e formatos, como uma extensão da sua dupla identidade franco-senegalesa e de sua orgulhosa origem Creole.
Destaque nos festivais de Rotterdam, IndieLisboa, Viennale, BFI e Toronto, o curta-metragem de estreia de Mati Diop, Atlantics (2009), também está disponível na MUBI a partir desta sexta.
DAHOMEY
Já disponível
Um lançamento exclusivo MUBI