Cortesia MUBI
A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, tem o prazer de anunciar que PEPE, o mais recente filme do visionário diretor Nelson Carlos de los Santos Arias, chega com exclusividade à plataforma no dia 10 de janeiro de 2025.
Nelson Carlos de los Santos Arias venceu o Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Berlim de 2024 por PEPE, que explora temas como colonialismo, identidade, memória e migração, por meio de um protagonista e narrador inusitados: um hipopótamo chamado Pepe. Começando no Sul da África e seguindo para a América do Sul, Pepe narra sua vida cheia de eventos, desde quando pertencia ao narcotraficante colombiano Pablo Escobar, até seus últimos dias em liberdade.
PEPE, de Nelson Carlos de los Santos Arias, é um longa-metragem anticolonial que desafia as formas e narrativas ocidentais impostas à criação e consumo de filmes. Sua abordagem combina o fictício, o documental e o fantástico. Inspirado no hipopótamo de Pablo Escobar, Pepe, que foi trazido da África para a Colômbia e, mais tarde, tornou-se um símbolo de divisão devido à controvérsia em torno de sua morte. O filme é uma fábula fantástica que dá voz à famosa criatura, estrelando o ator colombiano Jhon Narváez (Rebelión), Harmony Ahalwa, Shifafure Faustinus e Fareed Matjila.
SINOPSE
Uma voz que afirma ser a de um hipopótamo. Uma voz que não tem a percepção da estrutura do percepção do tempo. Uma voz que, em transe, atravessa as linguagens de um evento histórico. “Esse é o meu som saindo da minha boca?”. Ou, mais especificamente, “o que é uma boca?”. A única coisa que ele sabe com certeza é o fato de estar morto. O primeiro e último hipopótamo morto nas Américas.
Entre encontros e mal-entendidos, epifanias e tristezas, chegamos a um mundo cheio de histórias recheadas de outras histórias; imagens e sons que narram, de maneira séria, lúdica, autêntica e falsa, a avassaladora oralidade desses povos que, como Pepe, foram compostos por seres que morreram sem nunca saber onde realmente estavam.
BIOGRAFIA DO DIRETOR
Natural da República Dominicana, Nelson Carlos de los Santos Arias estudou cinema em Buenos Aires e Edimburgo e possui um MFA pelo California Institute of the Arts. Seu primeiro curta-metragem, Shesaid Hwalks Hesaid Shewalks, ganhou um BAFTA Scotland em 2009, enquanto seu documentário Pareces uma Carreta... integrou uma importante exposição de arte latino-americana no Museu Guggenheim, em Nova York.
Seu filme de graduação, Santa Teresa & Otras Historias, recebeu o Prêmio Georges De Beauregard no FIDMarseille, e Cocote ganhou o Signs of Life Award no Festival de Locarno em 2017. Ele desenvolveu PEPE enquanto participava do programa DAAD Artists-in-Berlin.
PEPE
Disponível a partir de 10 de janeiro
Um lançamento exclusivo MUBI