Divulgação TV Cultura |
Neste domingo (15/12), às 22h, a TV Cultura apresenta a versão inédita em longa-metragem da série JK, O Reinventor do Brasil, uma das grandes produções documentais recentes da emissora. A minissérie de quatro episódios foi transformada em um longa de duas horas e meia, que narra a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek - que governou o país entre 1956 e 1961, e foi o fundador de Brasília -, desde sua infância até o momento de sua morte trágica e jamais esclarecida.
A produção idealizada por Fábio Chateaubriand, com direção de Jarbas Agnelli e roteiro de Fernando Rodrigues, se inicia lembrando a infância de Juscelino em Diamantina (MG), a sua formação em Medicina na capital mineira e os primeiros passos na carreira política, como sua atuação na Revolução Constitucionalista de 1932, sua nomeação como prefeito de Belo Horizonte e sua vitória na disputa eleitoral pelo governo de Minas Gerais. Em seguida, apresenta a chegada dele à Presidência da República e a chamada Revolta de Jacareacanga, um movimento de oficiais da Aeronáutica no sul do Pará para impedir que o político mineiro assumisse o poder.
A construção de Brasília também é ponto central da produção, bem como a ebulição cultural e esportiva do Brasil naquele momento, com a Bossa Nova, o Cinema Novo e a conquista da Copa do Mundo de 1958. E por fim, há o retrato do golpe militar de 1964, que obrigou JK a partir para o exílio até poder retornar, três anos mais tarde, ao país, e sua morte cercada por mistérios.