Documentário “Salma: sobre raízes e perdas” mostra as consequências do conflito entre Israel e o Hezbollah

Foto: Globo/Divulgação

O repórter e fotógrafo de guerra Gabriel Chaim é neto de uma libanesa e, pela primeira vez, visita o país de sua avó, Salma. Ele chega a Beirute, na capital do Líbano, em um momento de grande tensão, após um ano de enfrentamentos entre Israel e o Hezbollah na fronteira. No dia 28 de dezembro, a GloboNews exibe o documentário inédito “Salma: sobre raízes e perdas” que irá mostrar as consequências do conflito e a realidade de quem ainda precisou conviver com as cenas de horror até o cessar-fogo, acertado em novembro deste ano. A produção tem reportagens in loco de Gabriel Chaim, com roteiro de Marita Graça.

“Foi um conflito bem difícil de cobrir, tendo em vista esse novo tipo de guerra onde o drone é usado para abater o oponente, acertando alvos em movimentos como carros em ruas e estradas. Entrar nas áreas que estavam sendo bombardeadas era um caminho que para muitos foi só de ida”, conta o repórter.

O conflito entre Israel e o Hezbollah é complexo e de longa data. O Hezbollah, um movimento islâmico apoiado pelo Irã, tem uma das forças paramilitares mais poderosas do Oriente Médio. Desde outubro de 2023, após a invasão do Hamas ao território israelense, o Hezbollah e Israel têm trocado ataques agressivos, aumentando o temor de uma escalada regional.

Em um único dia, 23 de setembro, ocorreram 1.600 ataques em todo o Líbano, resultando em mais de 270 mortes. Entre os civis que perderam parentes nos bombardeios, brasileiros e libaneses que já viveram no Brasil e agora desejam retornar em busca de segurança. O documentário traz fortes depoimentos de algumas dessas vítimas, além de mostrar o sofrimento dos feridos, dos desabrigados e dos próprios socorristas.

“Queremos mostrar o impacto da primeira guerra, se não considerarmos os confrontos na fronteira sul, em 18 anos no Líbano sobre a população civil que não tem qualquer ligação com o Hezbollah. O grupo extremista xiita foi o alvo dos ataques de Israel, mas inocentes se tornaram vítimas no conflito, direta ou indiretamente. A guerra deslocou um milhão de pessoas - que saíram por medo ou porque tiveram suas casas destruídas em bombardeios. Não é apenas mais um documentário de guerra, com depoimentos fortíssimos que levaram a nossa equipe às lágrimas repetidas vezes durante a edição. A ligação dos libaneses com o Brasil permeia todo o filme. São muitos os personagens que já viveram no Brasil ou que sonham com isso”, afirma Marita.

“Salma: sobre raízes e perdas” é um documentário original da GloboNews, com entrevistas e reportagens de Gabriel Chaim, roteiro e edição de Marita Graça, montagem e finalização de Dani Dantas e produção local de Louis Assi. O documentário vai ao ar no sábado, dia 28, na faixa de documentários do canal, às 23h.
Documentário “Salma: sobre raízes e perdas” mostra as consequências do conflito entre Israel e o Hezbollah Documentário “Salma: sobre raízes e perdas” mostra as consequências do conflito entre Israel e o Hezbollah Reviewed by Pablo on dezembro 26, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.