A reportagem “Desafios da Igreja - A Infância Roubada” conquistou o 3º lugar na categoria “Documentário” do 41º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo da OAB/RS e do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. O trabalho do jornalismo da TV Aparecida abordou o enfrentamento da Igreja no abuso e exploração sexual de crianças e tráfico de pessoas no Amazonas. Por conta desta importante conquista, a emissora vai reapresentar o episódio nesta quinta-feira (12/12), às 21h.
Com reportagem de Camila Morais, a produção foi baseada nos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, que mostra o Brasil registrando o maior número de estupros da história, com 74.930 vítimas. Deste número, 56.820 eram crianças e adolescentes, entretanto os dados são subnotificados, pois na maioria das vezes as vítimas são silenciadas e não fazem as denúncias.
A equipe viajou para as cidades de Manaus, Manacapuru e Presidente Figueiredo, todas no Amazonas, que está no topo da lista de Estados com mais casos de abuso infantil. E trouxe entrevistas com representantes de órgãos públicos, que trabalham em busca de conscientização e denúncias, e também mostrou o papel da Igreja no combate deste crime.
Este é o terceiro ano seguido em que a série “Desafios da Igreja” é reconhecida no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo da OAB/RS. Em 2022, com o episódio "A vida depois da fronteira", sobre a realidade dos venezuelanos que migram para o Brasil; e em 2023, com o episódio “Mártires da Caminhada”, com a história de pessoas que lutaram até o último minuto de vida para defender os mais pobres e vulneráveis.
Para saber mais sobre a série documental “Desafios da Igreja”, acesse o site a12.com/desafiosdaigreja.
O prêmio
A iniciativa do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil - RS (OAB-RS), é um reconhecimento a jornalistas que se propõem a evidenciar em seus trabalhos a busca por direitos humanos. Nesta 41ª edição, o tema foi “Democracia”. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 10 de dezembro, em Porto Alegre (RS).