Documentário 'Assexybilidade' estreia com exclusividade no Globoplay nesta terça, dia 3

Foto: Gabriela Bagrichevsky

Nesta terça-feira, 3 de dezembro, em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o documentário exclusivo 'Assexybilidade' chega ao catálogo do Globoplay. O filme, que recentemente foi destaque em cinemas e festivais ao redor do mundo, incluindo o Festival do Rio, onde ganhou o Prêmio de Melhor Direção de Documentário e uma menção honrosa do Prêmio Félix, retrata as histórias sexuais de pessoas com deficiência, desmitificando tabus e revelando as vontades, os afetos e as batalhas contra a invisibilidade e o preconceito.

Fazendo sua estreia como documentarista, o diretor, roteirista e produtor Daniel Gonçalves evidencia em cena a diversidade de experiências pela perspectiva de quem tem alguma condição física ou intelectual. Revela também a luta diária de pessoas com deficiência contra o capacitismo e a ideia preconceituosa de que não sentem desejo.

E a proposta inclusiva de 'Assexybilidade' vai além da temática. O processo de concepção e realização contou com algumas pessoas com deficiência em sua equipe, a começar por Daniel, que tem uma deficiência de origem desconhecida que afeta sua coordenação motora. Ele conta que o documentário se aproxima muito de sua própria experiência. "Eu também já vivenciei situações de me envolver com pessoas que tinham curiosidade de ficar com alguém com deficiência, e já levei muitos foras por conta da minha condição. Entretanto, o sexo para pessoas com deficiência não é inexistente, muito pelo contrário, nós também transamos, também temos desejo e isso não pode ficar escondido”.

Ao longo da obra, 15 personagens, como o ator Giovanni Venturini, a influenciadora digital Martins Lelê e a performer e videoartista Estela Lapponi, compartilham suas trajetórias, permeadas por histórias relacionadas à sexualidade. Flerte, romances, masturbação, capacitismo e, é claro, sexo, entram em cena. Entre as narrativas, momentos que mostram casos extremos de preconceito, curiosidade de pessoas próximas e autoconhecimento até situações marcantes com o choque de realidade de dentro do convívio familiar.

‘Assexybilidade’ é dirigido por Daniel Gonçalves, que também atua como produtor, com Roberto Berliner, e assina o roteiro, em parceria com Vinicius Nascimento. O filme é produzido pela TvZero e SeuFilme em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Globoplay. Coprodução e codistribuição da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e Apoio à distribuição da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Paulo Gustavo. Com distribuição da Olhar Filmes.
Documentário 'Assexybilidade' estreia com exclusividade no Globoplay nesta terça, dia 3 Documentário 'Assexybilidade' estreia com exclusividade no Globoplay nesta terça, dia 3 Reviewed by Pablo on dezembro 03, 2024 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.