CNN Brasil: ‘Apoiamos restringir o celular em escolas’, diz Priscila Cruz, do Todos pela Educação, no CNN Entrevistas
“O uso do celular pessoal em atividades não relacionadas ao projeto pedagógico da escola tem que ser restringido”, afirmou Priscila Cruz, da organização Todos pela Educação, durante entrevista que será veiculada neste sábado (Foto: Divulgação/CNN Brasil)
A Todos pela Educação apoia restrições ao uso de celular pelos alunos nas escolas, afirmou ao CNN Entrevistas Priscila Cruz, presidente-executiva da organização sem fins lucrativos que defende melhorias na educação básica brasileira. A educadora conversou com Márcio Gomes e Adriana de Luca em um programa que vai ao ar neste sábado (21), às 21h.
Para Cruz, é preciso incentivar a socialização de crianças e adolescentes no ambiente escolar, e o uso indiscriminado dos aparelhos faz com que o aluno gaste tempo excessivo em jogos e redes sociais. “Ele fica aquele universo só dele, perdendo uma série de oportunidades de aprendizagem na escola porque ele está ali com o equipamento. A gente é favorável à restrição do uso do celular na escola para esses fins”, afirmou. A medida foi aprovada nesta quarta (18) no Senado.
A educadora afirma que o celular deve ser utilizado na escola como ferramenta tecnológica, que complemente o aprendizado e sirva como um “impulsionador” para a educação.
Cruz também criticou a formação à distância para os docentes, afirmando ser uma forma de desvalorizar os profissionais de educação já no início da carreira. “Cerca de 80% dos professores já são formados assim. Não formamos médicos e engenheiros usando esse formato, então por que fazê-lo com quem dá aulas?”, questionou.
Serviço:
CNN Entrevistas
Sábados, às 21h, na CNN Brasil