Sábado (14), às 19h30, estreia no canal Arte1 o documentário "Sentidos do Fio". Idealizado pela artista e pesquisadora Marina Guimarães, o filme conta com direção de Evângelo Gasos. A proposta do projeto é dar voz a vários artistas brasileiros oriundos de diferentes gerações, cujos depoimentos contextualizam o processo de compreensão do fio, que se consolida enquanto metáfora forte da arte contemporânea.
Na prática, é possível entender o protagonismo do fio do início ao desenvolvimento da vida. Suas relações com a biologia, o orgânico e a terra são exploradas. Gesto ancestral, o tecer é um exemplo que está presente em diversas narrativas e mitologias originárias.
Dessa maneira, o fio se apresenta como fenômeno híbrido que articula, em seu estudo, elementos heterogêneos que permitem o tensionamento de inúmeras possibilidades reflexivas e experiências distintas com o objeto investigado.
Concedem depoimento a "Sentidos do Fio": Ana Miguel, Ana Biolchini, Alexandre Herberte, Angela OD, Bel Barcellos, Brígida Baltar, Daniel Albuquerque, Dulce Lycyj, Edith Derdyk, Ernesto Neto, Fabio Carvalho, Gustavo Caboco, Gustavo Silvestre, Isarawe HuniKuin, João Modé, Marcela Carvalho, Marina Colasanti, Museu Bispo do Rosário, Projeto José Leonilson, Rosana Palazyan, Renato Bezerra de Mello, Simone Moraes, Sônia Gomes, Txima Hunikuin e Vicenta Perrota.
Sentidos do Fio
Estreia: Sábado (14/12), às 19h30
Horários alternativos: 15/12 às 7h15 | 16/12 às 19h | 17/12 às 13h | 18/12 às 18h